Paraíba

REITORIA OCUPADA

Comunidade acad. da UFPB convoca ato para esta quarta (11) contra posse de Valdiney

Evento ‘Fora Bozo, Não vai ter golpe, Fora Valdiney’ está marcado para as 18h

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ato Fora Valdiney - Card

A Comunidade Acadêmica da UFPB está organizando um ato para as 18h, na reitoria, na ocasião da posse do reitor nomeado pelo presidente Bolsonaro. O cartaz do evento diz ‘Fora Bozo, Não vai ter golpe, Fora Valdiney’. A posse para o reitor imposto está marcado para esta quarta-feira (11), às 19h30 no auditório da Reitoria.


Divulgação / Card

Nesta quarta-feira (11) de manhã cedo, os estudantes estiveram em frente à residência do Prof. Valdiney Gouveia - interventor nomeado por Jair Bolsonaro para a Reitoria da UFPB - como forma de denúncia da comunidade universitária contra a nomeação ilegítima e antidemocrática de quem não foi escolhido para o cargo.

“Mais de 9.000 estudantes, servidores e docentes escolheram o projeto das professoras Terezinha e Mônica, pautado na defesa da educação pública e da autonomia e democracia da universidade. Projeto sob ataque de Bolsonaro e Valdiney. Não aceitaremos a intervenção em silêncio! Reitora Eleita é Reitora Empossada!”, afirma a organização do ato.

Os jovens continuam acorrentados na porta de entrada da Reitoria desde a última sexta-feira (6) em protesto contra a nomeação de Valdiney Gouveia para Reitor, pelo presidente Jair Bolsonaro.

Ainda ontem chegou às mãos dos estudantes um mandado de reintegração de posse do prédio da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba no final da manhã (desta terça-feira, 10) para os estudantes da ocupação Alph (#ocupaufpb). 

Uma conversa envolvendo os agentes de justiça e o pessoal da ocupação, além de professores e servidores que estavam lá apoiando o ato, no pátio da Reitoria, adiou a presença da Polícia Federal contra os estudantes.

Oficinas, debates, assembleias e caminhadas de protesto marcaram o dia e o final da tarde da terça, e à noite, uma cerimônia de posse da nova Reitora eleita, Terezinha Dominicano, juntamente com a vice Mônica Nóbrega ocorreu no local com apresentação musical de Val Donato e Bixarte.

Mandado de Reintegração de posse é expedido contra estudantes acorrentados na UFPB
 

Edição: Cida Alves