Paraná

SOLIDARIEDADE

Solidariedade do assentamento rural para cozinhas

Voluntários do projeto Marmita da Terra foram a assentamento e ajudaram na produção

Curitiba ( PR) |
Projeto "Marmitas da Terra" ajuda na produção dos alimentos para famílias do MST - Pedro Carrano

A Privatização de refinarias de combustível enfraquece indústria e empregos na produção dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) abastece de alimentos saudáveis ações de solidariedade na cidade e, ao mesmo tempo, convoca brigadas urbanas para participar de trabalho voluntário no campo. Foi o que aconteceu no dia 3, no assentamento Contestado, na Lapa (PR), onde 108 famílias produzem para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Voluntários do projeto chamado Marmitas da Terra puderam passar o dia no assentamento, contribuindo na produção. Ao todo, o MST tem 25 mil famílias em 330 assentamentos no Paraná. 

Da produção para cozinhas na capital 

O casal Rudineia Ribeiro de Souza, a Neia, e Claudinei Vicente dos Anjos, integrantes do MST da região norte do estado, contam sobre a alegria de participar desde o começo de 2020 da cozinha do projeto “Marmitas da Terra”, que já produziu comida para até 5 mil pessoas numa semana, entre moradores em situação de rua e moradores de áreas de ocupação.  

Ao lado disso, Neia conta que se alegra em ver uma experiência como a da cozinha comunitária no Bolsão Formosa, que surgiu a partir desse incentivo. “Quando foi falado sobre a cozinha, eu fiquei feliz, que legal a comunidade participar, a gente os vê crescendo sozinhos. Espero que se estenda para outras comunidades”, afirmou Neia. 

 

Edição: Gabriel Carriconde