Paraíba

ELEIÇÕES UFPB

Terezinha e Mônica, da Chapa 2, vencem eleições para a Reitoria da UFPB

Nesta quinta-feira (27), a ADUFPB publicou nota para defender posse das mulheres eleitas no pleito

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega - Foto: Reprodução

Teresinha Domiciano e Mônica Nóbrega, da Chapa 2 - "Inovação com Inclusão", venceram as eleições para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com 965.518 votos (soma total ponderada e normalizada). Em segundo lugar, ficou a chapa 1 – Isac Almeida de Medeiros (reitor) e Regina Celi  (vice-reitora); e em 3º lugar, a chapa 3 “Orgulho de ser UFPB”  – Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora).

Com o resultado, a chapa vencedora ficará na lista tríplice que será enviada para o Ministério da Educação (MEC) até 11 de setembro. A nomeação para cada cargo é prerrogativa da pasta que,  antigamente,nomeava os mais votados pela comunidade universitária. A gestão do presidente Jair Bolsonaro, no entanto, vem desrespeitando o processo de eleições democráticas das universidade e nomeando aqueles/as que mais se adequam à sua visão de poder.

Votação

O percentual de votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento sendo peso de 15% para 15% para técnicos administrativos e 70%. Esta é a primeira vez que ocorre eleição remota devido à pandemia do coronavírus. A votação seguiu em único turno, teve início às 7 horas da manhã da quarta-feira (26) e foi concluída às 22 horas. 

Terezinha Domiciano é professora titular do departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias no Campus 3 em Bananeiras.
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada.

Comissão Organizadora

De acordo com a Comissão Organizadora, participaram do pleito 2.632 professores; 3.385 Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE); e 39.466 alunos.
A Chapa 2 foi eleita com 48,44% dos votos. A Chapa 1, dos professoras Isac e Regina, teve 46,21%; e a Chapa 3, dos professores Valdiney e Liana, registrou 5,35%.
A Chapa 2, das professoras Terezinha e Mônica, obteve 1.078 (40,95%) dos votos dos professores; 1.225 (36,18%) dos votos dos técnicos da UFPB; e 6.702 (16,98%) do alunos. Na soma total ponderada e normalizada, as professoras tiveram 964,518 pontos.
A abstenção foi de 291 (11%) dos professores; 919 (27%) dos técnicos; e 29.670 (75,1%) do corpo discente.
Confira o boletim de apuração aqui.

Nota da Adufpb

A ADUFPB publicou nota nesta quinta-feira (27), um dia após a eleição, para defender posse das mulheres eleitas no pleito. Confira.

NOTA: Reitora eleita é reitora empossada

A Diretoria Executiva da ADUFPB torna pública a presente nota, na intenção de construir a mais ampla unidade em nome da Autonomia e da Democracia na UFPB. Desde o inicio deste ano de 2020, o sindicato dos docentes esteve presente nos principais debates sobre os procedimentos de consulta à escolha dos dirigentes máximos desta universidade, por defender princípios fundamentais que baseiam a sua própria formação e existência. Assim, em 27 de fevereiro, divulgamos uma nota conjunta com o Sintespb nos posicionando contrariamente à MP 914 e lá já anunciávamos a nossa discordância em relação ao ataque à democracia e à autonomia que a medida continha em sua formulação. Ao mesmo tempo, defendíamos que “a escolha dos dirigentes da UFPB cabe à comunidade acadêmica”, explicitando no documento nossa recusa a “qualquer dispositivo ou mecanismo que imponha escolha do vice-reitor, diretores e chefes que não seja fruto de eleições dos próprios centros. Exigimos ainda a observância da garantia de paridade nos processos eleitorais”.

Em 7 de julho, divulgamos uma nova nota conjunta, desta feita com o Sintespb e também com o movimento estudantil da UFPB, na qual, além de reafirmarmos os princípios contidos na nota anterior, abordamos a nossa crítica às medidas adotadas no processo de definição da consulta prévia na UFPB com relação à quebra da paridade e à eleição em um único turno, e não tivemos dúvida de também abordar a máxima “reitor(a) eleito(a) é reitor(a) empossado(a)!

Durante todo o processo de consulta, o sindicato respeitou a decisão da instância máxima da UFPB. Mesmo tendo feito críticas à decisão que foi tomada, o sindicato não se furtou a promover a importância da participação da comunidade universitária na vida política da instituição e procurou fazer um debate propositivo com as candidaturas. Por fim, o sindicato, embora abstendo-se de apoiar quaisquer das candidaturas, acompanhou atentamente todo o processo, com representantes na comissão organizadora da consulta prévia e na comissão de ética, atuando de forma autônoma. 

Por todo o exposto, com o conhecimento do resultado da consulta prévia através da qual foi eleita, com maioria absoluta de votos, a Chapa 2, composta pelas professoras Terezinha Domiciano Dantas Martins e Mônica Nóbrega, respectivamente reitora e vice-reitora, conclamamos toda a comunidade universitária a formar a mais ampla unidade para garantir que nossas representantes eleitas sejam empossadas e possam nos dirigir nos próximos quatro anos.

Reitora eleita é reitora empossada!

João Pessoa, 26 de agosto de 2020

 

 

Edição: Maria Franco