Paraíba

BIBLIOTECA POPULAR

Biblioteca com cinco mil livros é doada ao Centro de Formação Elizabeth J.P. Teixeira

Uma vaquinha online está circulando para pagar o transporte das obras para Lagoa Seca. Contribua

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Centro de Formacao Elizabeth João Pedro Teixeira - Foto: Heloisa de Sousa/Brasil de Fato PB

Uma biblioteca com cerca de cinco mil livros foi doada ao Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira do MST,  esta semana, em João Pessoa. As obras estão vindo do Cenpre - Centro Luiz Carlos Prestes de Estudos Sociais, e foram adquiridas, organizadas e estruturadas pelo professor comunista, já falecido, Waldomiro Cavalcanti.

A biblioteca fica localizada no bairro dos Ipês, em João Pessoa, e deverá ser transportada para Lagoa Seca, onde fica o Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira. Os livros já estão encaixotados e o MST está alugando um caminhão para realizar a mudança na próxima semana. Para pagar o transporte, deram início a uma “vaquinha online”. Contribua: 

Dados Bancários: Banco do Brasil 
Ag.: 63-9
Cc. : 42899-0
Centro de Formação Elizabeth João Pedro Teixeira

Futura Biblioteca Waldomiro Cavalcante

Segundo o professor de História, Jonas Duarte, o Cenpre - Centro Luiz Carlos Prestes de Estudos Sociais é um organismo criado pelo professor Waldomiro Cavalcante, que era comunista, revolucionário e contemporâneo de Luiz Carlos Prestes. 

“Waldomiro reuniu esta coleção, que ele chamava orgulhosamente de Biblioteca Latino-Americana Gregório Bezerra, para a organização do povo trabalhador. Criou o Cenpre perto do viaduto Sonrisal para trabalhadores e trabalhadoras usufruírem de leitura sobre sua classe, estudarem e debaterem sobre a revolução nas as obras de Karl Marx, Lenin e demais revolucionários”, conta Jonas.

Fundador da Associação Cultural José Martí da Paraíba, professor Waldomiro Cavalcanti da Silva (1933-2017), foi homenageado, na ocasião de sua morte, com condolências e uma nota de pesar da diplomacia cubana.


Reprodução / Card

Edição: Maria Franco