Paraíba

Coluna

Semana Mundial do Aleitamento Materno e Agosto Dourado

Imagem de perfil do Colunistaesd
Reprodução - Card: Sesc Alagoas
O apoio à amamentação deve ser contínuo, mas é entre os dias 01 e 07 de agosto que comemoramos

*Por Mariana de Sousa Dantas Rodrigues

Segundo o Ministério da Saúde (2020), este é um período em que, cerca de 120 países do mundo realizam mobilizações em prol da amamentação. Desde 1992 a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lideram ações globais que incentivam o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida da criança e, de modo continuado, até os dois anos ou mais de idade.

No Brasil, o Agosto Dourado foi instituído em 2017, a partir da Lei nº 13.435/2017. A cor dourada refere-se à magnitude que o leite materno representa para a saúde infantil, considerado um padrão ouro. Essa fonte alimentar e nutricional é fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável e deve ser ofertada desde a primeira hora de vida, em condições satisfatórias.

É preciso valorizar o poder da maternância! A força das mulheres é superior ao opressor, ao estigma social e às crenças limitantes que interferem no processo de amamentar

O leite materno possui excelentes propriedades para a saúde humana e, para as crianças, é capaz de prevenir infecções respiratórias, alterações gastrointestinais, sobrepeso, obesidade e diabetes mellitus, além de produzir efeitos cognitivos e psicoemocionais positivos. Para as mulheres que amamentam, é um fator de proteção contra alguns tipos de câncer, diabetes e apresenta benefícios psicossociais. 

A Organização das Nações Unidas (2020) ressalta que, anualmente, a Semana Mundial do Aleitamento Materno divulga um tema e, em 2020, contempla uma das abordagens dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”, que alerta todos os povos sobre o uso do leite materno como um componente de proteção ambiental, necessário para a sustentabilidade.

O apoio à amamentação deve ser contínuo, mas é entre os dias 01 e 07 de agosto que comemoramos a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Para tanto, é necessário maior investimento por parte dos governos para incentivar toda a sociedade civil no engajamento dessa proposta e treinar profissionais de saúde no intuito de garantir a oferta de aconselhamento especializado em amamentação para todas as mulheres, sem distinção de classe, raça e etnia.

Sendo assim, os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitam o acesso universal à saúde da população brasileira e favorecem a assistência de qualidade para mulheres, suas famílias, o sistema de saúde e a sociedade.
Como mulher, mãe e profissional de saúde, sou ativista desse processo! Há 2 anos e 8 meses tenho a experiência de amamentar o meu filho e, mesmo enfrentado algumas dificuldades no primeiro mês de vida, tive uma rede de apoio satisfatória o que é um privilégio, pois essa é uma realidade diferente de milhares de mulheres que, por não ter suporte familiar, social, organizacional e profissional, recorrem aos meios artificiais para alimentar o bebê, o que favorece o desmame precoce. 

Existem muitos desafios para serem superados! Mulheres periféricas, mulheres de distintos contextos de vulnerabilidade, mulheres trabalhadoras, todas são vítimas de um sistema ameaçador. 

É preciso valorizar o poder da maternância! A força das mulheres é superior ao opressor, ao estigma social e às crenças limitantes que interferem no processo de amamentar, uma ação de sobrevivência, histórica e política!
 
O leite materno é um recurso precioso para a promoção da saúde materno-infantil e global. A defesa do seu uso é um compromisso com a saúde pública e a vida!
                                                                                            
Mariana de Sousa Dantas Rodrigues é mãe de Nathan, integrante do Coletivo Pachamama - Enfermeira, Nutricionista, professora e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFPB


Referências

REDE INTERNACIONAL EM DEFESA DO DIREITO DE AMAMENTAR. Apoie o aleitamento materno para um planeta mais saudável. [2020]. 1 fotografia. Disponível em: http://www.ibfan.org.br/. Acesso em: 05 ago. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). Biblioteca Virtual em Saúde. Mês do aleitamento materno no Brasil e semana mundial da amamentação. Brasília, 31 jul. 2020. Disponível em:
https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3258-mes-do-aleitamento-materno-no-brasil-e-semana-mundial-da-amamentacao. Acesso em: 05 ago. 2020.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Brasil lança campanha de amamentação durante semana mundial do aleitamento materno. Brasília, 05 ago. 2020. Disponível em: 
https://nacoesunidas.org/brasil-lanca-campanha-de-amamentacao-durante-semana-mundial-do-aleitamento-materno/. Acesso em: 05 ago. 2020.

Edição: Cida Alves