Rio de Janeiro

DEVASTAÇÃO

Queimadas na Região Serrana do Rio foram causadas por ação humana

Dois focos restantes foram eliminados na última semana; denúncias de incêndios podem ser feitas pelos números 190 e 193

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O fogo, possivelmente provocado por um balão, se alastrou pela parte alta do Parnaso conhecida como Açu, um local de difícil acesso, a 2.245 metros de altitude - Fotos: Divulgação 15° GBM

Após seis dias de trabalho das equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Corpo de Bombeiros, o incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) foi extinto. Os últimos dois focos localizados nas regiões conhecidas como Ajax e Morro Cruzeiro, situados no município de Petrópolis, foram eliminados na última semana.

O fogo, possivelmente provocado por um balão, se alastrou pela parte alta do Parque conhecida como Açu, um local de difícil acesso, a 2.245 metros de altitude e cerca de cinco horas de caminhada. O incêndio também foi identificado na entrada do Parque e chegou próximo a casas no bairro do Bonfim. A estimativa de bombeiros e brigadistas do Parnaso é que o fogo destruiu o equivalente a 300 campos de futebol.

À Agência Brasil, o Comandante de Bombeiros de Área da Região Serrana (CBA II), o coronel, Rafael Simão, alertou a população para que evite soltar balão e faça queimadas nas suas propriedades. 

“Nessa época do ano, muito seca, a vegetação tem pouca água e a facilidade de pegar fogo é muito grande. Então, a gente pede que não soltem balões, não provoquem incêndios, não façam queimadas e denunciem. A denúncia pode ser feita pelo 190 da Polícia Militar; do 193 do Corpo de Bombeiros. Pode ligar para a Polícia Civil pelo Disque Denúncia. É muito importante a população ajudar para que essas pessoas possam ser levadas à justiça”, disse Simão à reportagem.

Leia mais: Projeto que prevê proteção da Floresta do Camboatá segue em debate na Alerj

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi criado em 1939 para proteger a paisagem e a biodiversidade do trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.O local abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas.

Em julho, a Reserva Biológica de Araras, em Petrópolis, também foi consumida pelas chamas. Dos 3.862 hectares, 673 foram atingidos pelo maior incêndio da região em 2020. Essa área é equivalente a 673 campos de futebol, ou seja, 6,7 milhões de metros quadrados. O incêndio foi causado por um homem que colocou fogo no próprio carro com o intuito de receber o seguro do automóvel.

Edição: Jaqueline Deister