Rio Grande do Sul

INCLUSÃO

Escola Porto Alegre celebra 25 anos resistindo e construindo caminhos

Seminário virtual celebra aniversário da escola que atende a população em situação de rua na capital gaúcha

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Debates sobre a realidade de quem vive nas ruas ocorrem nas sextas-feiras de agosto - Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) completa 25 anos de resistência no atendimento à população em situação de rua e vulnerabilidade social na capital gaúcha. Para celebrar, a escola convida a sociedade para seu seminário de aniversário “EPA: 25 anos resistindo e construindo caminhos”, que neste ano será realizado de forma virtual, nas sextas-feiras do mês de agosto.

Com cirandas de rodas virtuais de diálogo, colocando em perspectiva o currículo em encontros com parceiros. Serão debatidas questões étnico raciais, abordando arte, consciência racial, visibilidade e representatividade; gênero, com um olhar reflexivo sobre violência de gênero e vulnerabilidade social na escola e questões de gênero em atividades físicas; e violências, com foco na desigualdade, rejeição e inclusão. Além do seminário, a EPA promove ações nas redes sociais, como exposição virtual de fotos e vídeo depoimentos.

História de resistência

A escola foi fundada em 30 de agosto de 1995, visando o resgate de meninos e meninas de rua. Ao longo desse tempo, o perfil das pessoas que vivem nas ruas de Porto Alegre se modificou e a escola foi mudando também. Hoje atua no Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A EPA tem resistido a diversas tentativas de fechamento por parte da prefeitura, desde 2014, na gestão do ex-prefeito José Fortunati. A atual gestão, do prefeito Nelson Marchezan Junior, seguiu a tentativa, alegando que o espaço estaria subaproveitado.

A vice-diretora da escola, Milena Teixeira, explica que a EPA se mantém “graças ao apoio de uma sólida rede constituída por comunidade escolar, pelas entidades parceiras, pela defensoria pública, vereadores e vereadoras, deputados e deputadas federais e estaduais, ONGs, universidades, institutos federais, sociedade civil organizada e amigos e amigas”.

“A escola se mantém aberta mediante liminar, tendo ganho decisão favorável a sua manutenção em primeira e segunda instâncias na justiça”, destaca Milena, em referência à decisão, de novembro de 2019, em que o Tribunal de Justiça manteve a decisão em 1º grau que proíbe a prefeitura de fechar a EPA.

Conforme a diretora, em período de pandemia do novo coronavírus, são também as parcerias, através de campanha de arrecadação, que viabilizam a garantia de alimentação aos estudantes, mantendo o vínculo.

Como participar

O seminário é gratuito, via plataforma meet pelo link meet.google.com/vjv-kepq-xbn. Os debates ocorrem nos dias 7, 14 e 21 de agosto, às 18h. Já no dia 31 de agosto, marcando o encerramento das comemorações, será realizada uma ação no espaço urbano do entorno da escola, a partir das 18h30, com projeção de imagens e mensagens, visando alcançar os estudantes da EPA.

Programação


 

Edição: Katia Marko