Paraíba

COLABORAÇÃO

CPT realiza Campanha Juventudes em Solidariedade aos Pobres em Tempos de Pandemia

Entre os dias 24, 25 e 26 de julho, 5.800 kg de alimentos foram distribuídos para 542 famílias, em quatro regiões da PB

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Circulação - Foto: Reprodução

A comissão Pastoral da terra juntamente com a juventude da pastoral, além do Levante Popular da Juventude, realizou uma campanha em prol da população vulnerável em diversas regiões do Estado entre dias 24, 25 e 26 de julho. Em parceria entre a juventude do Brasil e a juventude da Alemanha, a campanha tem como lema: “Vão as Praças e encruzilhadas e convidem todos para a festa”. (Mt, 22,9).

O grupo operacionalizou a mobilização através lives, reuniões e visitas com as juventudes nas comunidades, respeitando as medidas de prevenção à covid-19. 

Os alimentos  foram entregue pela juventude nas casas de populares e também ficaram disponíveis em locais estratégicos para as doações. Além da entrega dos alimentos, houve celebração, roda de diálogos, ciranda, e comemoração do dia Internacional da Agricultura Familiar - 25 de julho.


Ações aconteceram em diversos pontos do estado / Foto: Reprodução

Campina Grande, Guarabira e Cajazeiras também realizaram ações com parceria da CPT. Na comunidade do Sitex foram distribuídas duas toneladas, com informativos, lambes e cartazes sobre violência contra a mulher, campanha do levante Em Casa sim, Caladas, Nunca.

Foram arrecadados cerca de 5.800 kg de alimentos e distribuídos para 542 famílias, em quatro regiões: Agreste, Litoral, Vale e Várzea.

Na região do AGRESTE participaram da campanha 11 comunidades: Padre João, Dom Marcelo, Paraíso de Mogeiro, Salgadinho, Almir Muniz, Pau A pique, Novo Horizonte, Amarela, Novo Taipu, Corredor, Mata de Vara, além do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel de Taipu. Uma estimativa de 3.000 quilos de alimentos arrecadados. Os alimentos foram doados para famílias cerca de 300 famílias carentes das cidades locais e também para uma associação de mulheres da região


Litora, Vale, Várzea e Agreste foram contemplados com os alimentos / Foto: Reprodução

LITORAL participaram 8 comunidades: Capim de Cheiro, Antônio Pinto, Marinas do Abiaí, Apasa, João Gomes, Frei Anastácio, Dona Antônia e Teixeirinha. Forami arrecadados mais de 2.000 quilos de alimentos. A doação foi feita para 154 famílias que são atendidas pelo CBJ (Centro Comunitário bom José), ocalizado em João Pessoa. O momento da doação teve a participação de jovens do Levante Popular da Juventude. 

VALE participaram da campanha 5 comunidades: Antônio Chaves, Jaracateá, Novo Salvador, Boa Esperança e Jardim. Uma estimativa de 700 quilos de alimentos arrecadados para cerca de 60 famílias. Uma parte dos alimentos foi doada para um lar de idosos de Jacaraú, com 26 idosos, e a outra doada para as famílias que são acompanhadas pela Pastoral da Criança também na cidade de Jacaraú. 

VÁRZEA participaram diretamente da campanha 6 comunidades:  Dona Helena, Vida nova, Boa Vista, Canudos, Padre Gino e  Barra de Antas. Uma estimativa de 100 quilos de alimentos arrecadados, que foram doados para a comunidade de Barra de Antas, onde foram atendidas 28 famílias. 


 

Edição: Maria Franco