Paraíba

Jornada 25J

Coletiva Abayomi homenageia Mulheres Negras que fizeram história no Mov Negro da PB

Serão homenageadas cinco mulheres negras que fizeram história na luta contra o racismo e na construção do mov no estado

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
A solenidade conta com a animação musical da cantora paraibana, Nathalia Bellar - Card


A Abayomi - Coletiva de Mulheres Negras na Paraíba, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior na Paraíba – SINTESPB, homenageia cinco mulheres negras que fizeram história na luta contra o racismo e na construção do movimento negro da Paraíba, nesta sexta-feira (24), a partir das 19h, na Plataforma Zoom. A homenagem de forma virtual, é intitulada Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, faz parte da programação da 22ª edição do 25 de Julho – Dia Mundial das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, e 8ª Edição do Julho das Pretas, no Estado.


Divulgação / Card

Homenageadas 2020

Serão homenageadas: Mestra Ana do Coco – Quilombola e Ativista Cultural; a arte-educadora Marli Soares – Ativista dos direitos LGBTQI+ ; a historiadora Solange Rocha – Feminista e Intelectual Negra;  Risomar Alves - Ativista Sindical, a ex-vereadora e mestra Paula Frassinete – Ambientalista e ativista político-partidária. A ação conta com o apoio do Baobá – Fundo para Equidade Racial.

Terlúcia Silva, integrante da Abayomi explica o significado e a importância do evento dentro do contexto do Julho das Pretas. “ O Buyìn Dudu: Recontando Nossas Histórias, que ocorre na sua segunda edição, é um título de reconhecimento concedido a mulheres negras que atuam na perspectiva da afirmação da identidade negra e do enfrentamento ao racismo na Paraíba. Estas cinco mulheres têm trajetórias significativas na afirmação de que nossos passos vêm de longe e que continuamos em marcha, na luta contra o racismo, o feminicídio, o genocídio da juventude e/ou, qualquer manifestação de desrespeito à pessoa negra ", destaca a ativista negra.

Socorro Pimentel, militante do movimento de mulheres negras na Paraíba, foi uma das homenageadas na primeira edição ocorrida no ano passado. Ela considera bastante louvável o prêmio. “É o reconhecimento da Coletiva  Abayomi em dar visibilidade a história das lutas de nós mulheres negras historicamente negadas no processo de construção da própria identidade  e afirmação etnicoracial. Fui homenageada na primeira edição e senti uma emoção ancestral maternal por ser protagonista da minha própria história”, acrescenta Socorro.


Divulgação / Card

Presenças - Para o evento, além das homenageadas, confirmaram presença, Fernanda Lopes, diretora do Programa Baobá -  Fundo para a Equidade Racial;  Valdecir Nascimento, Coordenadora do Odara – Instituto da Mulher Negra na Bahia e AMNB – Articulação de Mulheres Negras Brasileiras. A solenidade conta com a animação musical da cantora paraibana, Nathalia Bellar.


Divulgação / Card

Programação:
Evento - 2ª Edição do Buìn Dudu: Recontando Nossas Histórias
Data: 24 de Julho de 2020,
Hora: 19h às 21:30h – na Plataforma Zoom.  


 

Edição: Maria Franco