Bahia

CIDADANIA

“Corra pro Abraço” comemora sete anos com oficinas e lançamento de livro

Programa promove direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
A comemoração contará com webnário, rodas de conversa e oficinas com transmissão ao vivo. - Divulgação

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), completa sete anos de atividade este mês, e realizará dois dias de eventos. Surgido em 2013, o serviço busca promover cuidados e cidadania a pessoas usuárias de álcool e outras drogas que vivem em extrema vulnerabilidade social.
A comemoração começa na próxima quarta-feira (22), às 15 horas, com o Webinário “Sete Anos do Corra pro Abraço: Redução de Danos, Cuidado e Promoção de Direitos”, em que participarão profissionais e usuários do serviço. Ainda no dia 22 será lançado o livro “Outros Caminhos São Possíveis”, de Edgilson Tavares e Luisa Saad, reunindo experiências do programa entre 2016 e 2018. O evento será transmitido pelo canal do Corra em plataforma de compartilhamento de vídeos.
Na quinta-feira (23), também a partir das 15 horas, acontecem rodas de conversa e oficinas, em que a equipe multidisciplinar do programa compartilhará métodos, tecnologias e perspectivas que orientam sua prática cotidiana. Serão cinco salas de videoconferência que abordarão a Redução de Danos em cinco eixos: prática em campo; cuidados com a saúde mental; acesso ao Sistema de Justiça; Arte-Educação; e Educomunicação. Para estas atividades é necessária inscrição prévia, que deve ser feita pelo formulário. As vagas são limitadas e serão oferecidos certificados de participação.
A Redução de Danos (RD), segundo o programa, é uma abordagem pautada em estratégias de proteção, cuidado e autocuidado dos usuários de substâncias psicoativas, reconhecendo-os como sujeitos de direitos e contra a lógica do punitivismo.
 

Edição: Jamile Araújo