Paraíba

INDECISÕES

Artigo | Como fica o calendário do Futebol Paraibano?

"A pressa cria problemas"

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
O calendário proposto pela CBF criou um problema para Federação Paraibana de Futebol - Reprodução

Com a decisão da Federação Paraibana de Futebol em retornar as atividades dos campeonatos estaduais, os clubes paraibanos vem se mobilizando para tentar voltar as rotinas de ordem técnica e tática. Nesta última semana a Paraíba chegou a cerca de 54 mil casos além de bater a triste marca de mais de mil mortes no estado pelo novo coronavírus.

A situação do estado ainda é bastante problemática, reverberando assim nesta escolha de voltar com o futebol no estado. Além desta questão, um outro fator importante sobre a volta do campeonato paraibano está relacionado ao calendário divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol nesta semana.

Esse calendário proposto pela CBF criou um problema para Federação Paraibana de Futebol, isto porque a série C, campeonato onde Botafogo e Treze disputam, tem como data de começo o dia 9 de agosto, este dia seria o mesmo dia em que aconteceria o 2° jogo da final do campeonato paraibano a partir do calendário proposto pela FPF.

O campeonato brasileiro da série c é a principal agenda destes dois clubes para a temporada. Isto porque além de manter os clubes em atividade durante todo o ano, a série c é a única forma de se chegar a até a série b, onde financeiramente as distribuições em torno de cotas de televisão e patrocínio são maiores que a série c.

Além deste problema, a Federação Paraibana também tem uma outra questão referente ao calendário, pois com a volta da Copa do Nordeste em uma sede única (o campeonato será realizado na Bahia) e com os jogos acontecendo entre 21 de julho e 4 de agosto a federação terá que mudar a tabela que foi proposta para retomada do futebol na paraíba.

O Botafogo tem a grande possibilidade de jogar no mínimo duas rodadas da copa do nordeste, basta empatar com o Vitória na última rodada e seguirá na competição chegando até as quartas de finais que estão marcadas para o dia 26 de julho.

A questão é que o Botafogo será o clube que marcará a volta do futebol paraibano no clássico contra o Campinense, esta partida estava marcada inicialmente para o dia 18 de julho, entretanto, com a volta da copa do nordeste, a partida foi remarcada para o dia 17 de julho, justamente para dar mais tempo de preparo ao Botafogo que tem uma decisão pela frente. Podemos perceber com esse episódio, envolvendo a volta do futebol na Paraíba, que a pressa em buscar respostas que não se aplicam à realidade, acaba criando mais problemas. Isto porque ao antecipar a volta do campeonato paraibano a federação parecia estar alheia ao arrocho que o calendário vai sofrer nos próximos meses.

Edição: Heloisa de Sousa