Rio Grande do Sul

PROTEÇÃO

Unidade Cuidativa da UFPel confecciona e distribui máscaras para população pelotense

Denominada Máscaras Cuidativas, iniciativa já doou mais de 20 mil máscaras em diversos bairros de Pelotas

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Nesta quarta-feira (10), mais 10 mil máscaras serão doadas nos bairros e região central da cidade - Divulgação

Com uma população estimada em 342.405 pessoas, Pelotas, situada na região Sul do estado, ocupa a 21ª posição entre os municípios com mais infectados pelo novo coronavírus, contabilizando 121 casos confirmados e nenhum óbito até a tarde desta terça-feira (9). Com o objetivo de proteger as pessoas do contágio e achatar a curva, desde meados de março, a unidade Cuidativa do Centro Regional de Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) vem produzindo máscaras de tecido para doação. O projeto, denominado Máscaras Cuidativas, já distribuiu mais de 20 mil unidades e, nesta quarta-feira (10), vai distribuir mais 10 mil unidades em 20 bairros, mais a região central da cidade. 

“Pelo uso precoce conseguimos achatar a curva em Pelotas. Muita gente está usando máscaras. Nós, dos bairros e periferias, sempre fazemos as ações de entregas com time da Cuidativa (composto de voluntários e estudantes) juntamente com lideranças comunitárias dos locais, isso gera empoderamento local e maior adesão ao uso da máscara”, afirma a médica paliativista e intensivista, docente da Faculdade de Medicina da UFPEL e coordenadora da unidade Cuidativa Julieta Carriconde Fripp. 

As máscaras são confeccionadas por costureiras voluntárias e feitas de algodão duplo, o que garante mais de 70% de proteção, aponta Julieta. De acordo com ela, são máscaras caseiras indicadas para uso da população em geral e não para serviços de saúde. Conforme explica a coordenadora, a campanha das máscaras está pautada e construída por uma rede solidária que envolve toda a logística, incluindo doação de insumos (tecido, linha, elástico) pela comunidade, confecção colaborativa por costureiras voluntárias e entrega das máscaras.

As doações das mais de 20 mil foram realizadas em vários bairros de Pelotas.  Entre eles Dunas, Pestano, Getúlio Vargas, Ambrosio Perret, Navegantes, Virgílio Costa, Salso Governaço, Guabiroba, Doquinhas / Porto, Castilho, Bom Jesus e Centro. Doações também foram feitas em paradas de ônibus, para quilombolas, indígenas, moradores de rua, no restaurante universitário e em estabelecimentos comerciais.

Unidade Cuidativa


Detalhe das Máscaras Cuidativas / Divulgação

Espaço idealizado desde 2015, após reformas e benfeitorias em um prédio de cerca de 700 m², está em funcionamento desde o início de 2017. No local são atendidos usuários da rede de saúde loco-regional SUS que apresentam doenças crônicas avançadas, incluindo seus familiares e cuidadores, pessoas com mais de 60 anos. Atende cerca de 1300 atendimentos por mês, ofertando Práticas Integrativas e Complementares como Reiki, Acupuntura, Arteterapia, Plantas Medicinais, Hortas, Dança Circular, Meditação e grupos terapêuticos.

Com a chegada da pandemia, a Cuidativa, assim como outros laboratórios da Faculdade de Medicina da UFPel, teve seus atendimentos presenciais suspensos, ficando somente ações telefônicas e fornecimento de receitas. “Com a ideia de contribuir com a sociedade com algum projeto que possa proteger a nossa população dos danos que podem ser causados pela covid-19, chegamos ao projeto das máscaras. Nesse contexto nós conversamos com alguns colaboradores para produzir máscaras. Estabelecemos uma meta ousada de que pudéssemos garantir uma produção, ou pelo menos estimular a sociedade, para que as 342 mil pessoas de Pelotas estivessem protegidas com máscaras caseiras”, finaliza Julieta. 

 

Edição: Marcelo Ferreira