Paraíba

ECONOMIA FEMINISTA

Conheça as Costureiras paraibanas que se organizaram para sobreviver nessa quarentena

Ideia das Costureiras Solidárias foi uma iniciativa do MTD-PB junto a Pastoral da Juventude Rural

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Dona Kátia, costureira da comunidade Raio da Morada, no bairro do Róger, em João Pessoa (PB) - Reprodução

Nessa quarentena, muitas famílias tiveram seu emprego informal paralisado. Catadoras de reciclagem, costureiras, vendedores ambulantes e muitas outras funções foram abaladas com o confinamento social. No entanto, a criatividade e a solidariedade deram o tom para que as pessoas pudessem sobreviver. A rede Periferia Viva é uma dessas articulações que juntou as iniciativas de diversos movimentos sociais e colocaram a serviço do povo Paraibano. Fazem parte dessa rede, o  MST, o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), a Consulta Popular, o Levante Popular da Juventude, a Pastoral da Juventude Rural, a Marcha Mundial das Mulheres, a Rede de Médicos e Médicas Populares, o Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA, o Coletivo de professores Adélia de França e o Movimento de Atingidos por Barragens - MAB.

Aqui em João Pessoa, as Costureiras que viram suas encomendas diminuírem ou até desaparecerem, tiveram uma ideia: produzir máscaras de proteção à Covid-19. O Ateliê de Costura da Dona Kátia, moradora da ocupação urbana Raio da Morada, no bairro do Roger, virou um lugar de produção coletiva. Confira o vídeo a seguir, onde a costureira conta sua história:

Dona Kátia faz parte do grupo das Costureiras Solidárias, uma iniciativa das mulheres do Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD-PB) junto à Pastoral da Juventude Rural (PJR-PB) que fazem parte da Rede Periferia Viva para combater o Coronavírus.  

 "A gente está arrecadando retalhos, tecidos, elásticos, e levando para essas mulheres que a gente mapeou que estão fazendo as costuras nas comunidades e as máscaras que elas produzem a gente divulga para venda ou troca por alimentos. Com isso, a gente contribui para a geração de renda e acesso à alimentação", explicou Luana Carolina, militante do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos da Paraíba (MTD - PB).

A articulação tem o objetivo inicial de fortalecer o pequeno negócio organizando costureiras através da solidariedade entre as profissionais e toda sociedade, avançando com a produção de máscaras e acessórios como forma de gerar renda e ter acesso a alimentação através de doações, venda e troca de máscaras por alimentos não perecíveis.

Ajude e fortaleça as costureiras comprando máscaras ou trocando por alimentos.

Para mais informações, entrar em contato nos seguintes números: Dona Kátia (83)987995516 / Vanessa (83)996568361 / Luana  (83)999592748.

 

Edição: Heloisa de Sousa