Paraíba

MOVIMENTO DIGITAL

Acompanhe live sobre Agitprop no Combate ao Fascismo, hoje (08) às 19h30, no Facebook

Página do Periferia Viva traz lives toda semana com intuito de ocupar as redes sociais e divulgar ações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

Acontece hoje (08) uma live sobre Agitprop no combate ao fascismo / E para manter nossa Periferia Viva com Nátaly Santiago, integrante do Levante Popular da Juventude nacional e do coletivo nacional da Agitprop, e Marcos Freitas (Marquinhos), coordenador do Jornal Brasil de Fato PB. A transmissão (live) é uma ação semanal que ocorre através da página do Periferia Viva no Facebook, com o intuito de ocupar as redes sociais e divulgar, principalmente, para o público que está construindo a campanha da periferia Viva.

Marquinhos conta que Agitação e Propaganda (Agitprop) é um termo que os revolucionários forjaram para sintetizar as duas ações: de agitação, que são atividades que divulgam poucas ideias para muitas pessoas, e de propaganda que consiste em palestra ou curso cujo objetivo é trabalhar muitas ideias para poucas pessoas.

“O Lênin era muito animado com o cinema na Revolução Russa. E eles desenvolveram o trem do Agitprop, onde cada vagão tinha uma uma expressão cultural. E o agitprop dialoga muito com as expressões culturais do próprio povo para divulgar as ideias do partido Bolchevique”, resgata Marquinho.

Ele conta que o Levante Popular da Juventude tem um papel destacado nas ações de agitação e propaganda, denunciando torturadores do regime militar durante o período da Comissão da Memória, Verdade e Justiça. “O pessoal do Levante fazia os escrachos contra os torturadores, então podemos dizer que é mais um exemplo de agitação e propaganda”.

Para conhecer muito mais sobre a história e as estratégias revolucionárias do Agitprop, você pode assistir a live na Página do Periferia Viva, hoje (08), às 19h30.


 

 

 

 

 

Edição: Heloisa de Sousa