Paraíba

EDUCAÇÃO

Sindicato denuncia pressões e erros por parte da Secretaria de Educação da Paraíba

Docentes reclamam que seus salários estão errados e de pressões durante o Regime Especial de Aulas.

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Aulas presenciais sem previsão de retorno. - Reprodução

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP) vem denunciando os erro recorrentes no pagamento dos salários dos/as professores/as da rede estadual de ensino  e que estão sofrendo por parte da Secretaria de Educação e Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) para fazer vídeo aulas gastando seus próprios recursos.

De acordo com o SINTEP, pelo quinto mês consecutivo, os professores e professoras do Estado da Paraíba tiveram problemas no pagamento dos seus salários. O secretário de Educação, Cláudio Furtado, disse ao coordenador geral do SINTEP-PB, Antonio Arruda que “não foi autorizado nenhum desconto de nenhuma bolsa ou produtividade” e afirmou categoricamente que “os problemas no pagamento têm sido causados por erros dos diretores escolares, que não estão inserindo corretamente a carga horária dos docentes no Sistema Saber”. O secretário garantiu que os docentes das escolas integrais que tiveram seus contracheques zerados irão receber normalmente, com os devidos valores creditados nas contas.

O SINTEP-PB tem recebido muitas reclamações de professores e professoras das escolas regulares afirmando que tiveram erros nos seus vencimentos, como bolsa de desempenho docente, gratificação de ampliação de carga horária e Bolsa Saber (PMGAP).

Além disso, o SINTEP-PB recebeu várias denúncias de que o secretário de Gestão Pedagógica da SEECT, Gabriel Gomes, tem exigindo que os docentes façam vídeo aulas com seus estudantes. De acordo com o sindicato, a utilização destes recursos digitais não é obrigatória pois é excludente, não garantindo a universalidade de acesso aos estudantes. Além disso, ressalta que categoria tem feito um esforço imenso para planejar atividades pedagógicas durante o período de pandemia, com seu próprio equipamento e seu próprio pacote de dados de internet.

Com informações: SINTEP-PB

Edição: Heloisa de Sousa