Paraíba

MEMÓRIA

Seu Raimundo, um herói da Reforma Agrária

A história de vida dele é a história da luta pela terra

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Seu Raimundo com o livro “História da Luta pela Terra e o MST”. - Thaís Peregrino

A história de vida de Raimundo Arante Magalhães, conhecido como Seu Raimundo, confunde-se com a história de luta pela reforma agrária na Paraíba e no Brasil.

Articulador durante a ocupação do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Mari (PB), Seu Raimundo também foi fundador do Partido dos Trabalhadores na Paraíba. Lutou nas ligas camponesas, sempre participando das marchas, acampamentos e mobilizações locais e nacionais.

Como foi bem colocado na nota do MST/PB, a história do assentamento Zumbi dos Palmares se mistura a história de vida de Seu Raimundo, “pois o mesmo participou desde a ocupação e esteve sempre presente na luta e no processo de organização desde o acampamento até os dias atuais”. Sempre participou de lutas nacionais desde marchas, acampamentos, mobilizações superando seus limites e colocando sua vida para a luta.

Tinha um apreço especial pela escola do assentamento. Para ele, a reforma agrária não se é feita apenas com enxada, como disse a Kamila Karine Wanderley, em pesquisa para a dissertação de mestrado sobre a construção da Educação do Campo na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, e também faz um apelo aos estudantes para não perder de vista o horizonte de uma sociedade socialista:

“E vocês estudantes eu peço que tenha esse compromisso para o seu conhecimento e tenha a coragem de enfrentar os grandes latifundiários para a desapropriação de suas terras e para o bem-estar da sociedade. A Reforma Agrária não é feita só para enxada, são para muitas outras coisas que são para o autoconhecimento na parte tecnológica. Nós pedimos aos estudantes que não nos abandone na luta, porque já estou velho e cansado e não posso avançar mais. Espero que vocês sigam o caminho socialista de uma maneira justa e humana e façam uma sociedade entre o campo e a cidade, trabalhando pelo bem comum”.

Seu Raimundo, que estava no assentamento desde 2001, na luta pela Reforma Agrária, ressaltou que durante o processo passou “por muitos vexames e algumas dificuldades era grande”. Apesar de tudo que enfrentou, durante a pesquisa de Kamila Wanderley, relatou entusiasmado o momento atual, sendo grato por todas as conquistas:

"Hoje, estamos na terra! Temos laranja, banana e criamos muitas outras coisas e formamos família. Os meninos que chegaram hoje são casados e mora com a gente aqui no assentamento. Para começar, foi feito 85 casas, hoje tem mais de 130 dos que se casaram. Estamos de parabéns e o nosso assentamento é muito bom e produz bem. Quando nós chegamos aqui, ninguém tinha uma bicicleta. Hoje, todo mundo tem carro, trator, casa de farinha, gado, muita coisa. Tudo melhorou. Nós temos que agradecer a Deus e ao Movimento Sem Terra, que se somou com nós nessa luta, e hoje somos vencedores. Temos muitas coisas para serem resolvida, mas melhorou bastante".

Fica registrada a memória desse grande homem que tanto lutou e ajudou a construir a história da Reforma Agrária no Brasil, contribuindo para diminuir as desigualdades e injustiças sociais, sobretudo na Paraíba. Sua luta durou até o fim de sua vida, no dia 23 de maio de 2020.

Em vídeo gravado por Kamila Wanderley, Seu Raimundo deixou uma mensagem para seus filhos, netos, e as crianças do assentamento: “coragem, a luta não acabou, apenas começou.”

Seu Raimundo, presente, presente, presente!

Com informações: Kamila Karine dos Santos Wanderley; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Paraíba (MST/PB).

Edição: Heloisa de Sousa