Bahia

CIÊNCIA

Covid-19, pandemia, lockdown: afinal, o que isso significa?

Entenda os principais termos da pandemia do novo coronavírus

Brasil de Fato | Salvador (BA) |
Para que um caso seja confirmado é preciso que o resultado do teste laboratorial tenha sido positivo. - Bruno Concha/Secom

Pandemia, quarentena, covid-19. Essas e outras palavras tomaram conta das notícias e conversas cotidianas nos últimos meses, com o avanço do novo coronavírus. Mas, você sabe o significado de cada uma delas? Qual a diferença entre isolamento e quarentena? E o que é mesmo “achatar a curva” de contágio? Para ajudar, a Rede CoVida– Ciência, Informação e Solidariedade, projeto de colaboração científica do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), elaborou um dicionário de termos relacionados ao tema. Confira alguns deles:

Achatamento da curva: esforço para desacelerar o ritmo de transmissão do vírus, para que menos pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo, evitando sobrecarregar o sistema de saúde.

Caso assintomático: quando uma pessoa está contaminada com o vírus, mas não desenvolveu os sintomas da doença. Mesmo assim, ela pode transmitir o vírus.

Caso confirmado: um caso de Covid-19 só é considerado confirmado quando o resultado de seu exame laboratorial é positivo.

Caso suspeito: quando a pessoa apresenta sintomas da doença e ainda não tem o resultado do exame para confirmar, ou quando teve contato direto com algum caso confirmado.

Coronavírus: família de vírus que causam infecções respiratórias, que variam do resfriado comum a doenças mais graves. O “novo coronavírus”, descoberto em 2019, após casos registrados na cidade de Wuhan (China), foi chamado Sars-Cov-2, que quer dizer Síndrome Respiratória Aguda Grave - Coronavírus 2. É ele que provoca a doença chamada Covid-19.

Covid-19: nome da doença causada pelo novo coronavírus. É a abreviação da expressão em inglês “Coronavirus Disease 2019” (em português, Doença Coronavírus 2019).

Distanciamento social: medidas que buscam reduzir o contato entre pessoas, com o objetivo de diminuir a propagação da doença. Entre as recomendações estão: fechar escolas e comércios não essenciais, diminuir a circulação e aglomeração de pessoas, manter distância física e ficar em casa.

Epidemia: aumento inesperado de uma doença em diversas regiões (bairros, regiões do país).

Grupos de risco: pessoas que podem desenvolver quadros mais graves da doença. No caso da Covid-19, são os idosos e pessoas com doenças associadas (comorbidades), como cardíacos, diabéticos e pessoas com problemas respiratórios como asma e bronquite. Há outros perfis que estão em estudo, como obesos e pessoas com baixa imunidade.

Isolamento: ato de separar pessoas doentes, ou com suspeita da doença, do contato com não doentes. Os doentes devem ficar isolados dentro da própria casa, se possível, separados dos demais moradores, evitando contato físico e compartilhamento de objetos.

Lockdown: bloqueio total de uma região, decretado por uma autoridade governamental, que pode incluir fechamento de todos os serviços não essenciais, fechamento de estradas e transporte público e obrigatoriedade de ficar em casa.

Organização Mundial da Saúde (OMS): agência de saúde especializada das Nações Unidas. Estabelece diretrizes internacionalmente aceitas para o tratamento de doenças e coordena as respostas aos aumentos do número de casos de doenças em todo o mundo.

Pandemia: quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. A Covid-19 passou de epidemia para pandemia quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) começou a registrar casos nos seis continentes do mundo.

Período de incubação: Tempo entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas. O período de incubação do novo coronavírus é de até duas semanas, e neste prazo o infectado pode contaminar outras pessoas, mesmo sem ter nenhum sintoma.

Quarentena: é quando uma pessoa, ou grupo, que entrou em contato com alguém doente ou com sintomas da doença, fica por um período em casa (ou em outro local) afastada de outras pessoas, para verificar se também se contaminou. A quarentena recomendada para a Covid-19 é de duas semanas.

Sars-cov-2: nome oficial do vírus, que atingiu a China em dezembro de 2019 e o mundo em 2020. O nome foi dado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para identificação em estudos científicos, além de evitar confusões com o nome de outros vírus da mesma família.
 

Edição: Elen Carvalho