Paraíba

PANDEMIA

Sindicato dos Comerciários de Campina Grande irá apelar aos gestores pelo lockdown

"O aumento dos casos da covid-19 e das mortes são reflexo do afrouxamento do isolamento"

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto

O sindicato dos comerciários de Campina Grande tem demonstrado grande preocupação com  atual situação dos trabalhadores do Comércio diante da pandemia. Segundo José do Nascimento Coelho, presidente do Sindicato, a entidade irá apelar aos gestores para que seja implementado o lockdown no município. 

“Caso os gestores não adotem as medidas recomendadas pelo Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e outros órgãos de vigilância sanitária, a covid-19 tende a fazer muitas mortes na nossa cidade”, afirma Coelho. 

Para o sindicalista, o aumento dos casos da covid-19 e das mortes decorrentes da doença no município são reflexo do afrouxamento do isolamento social, principalmente no mês de abril quando houve pressão dos empresários para a abertura do comércio. 

A falta de rigor nas medidas contribuiu para grandes aglomerações em filas de bancos, feiras livres e no centro comercial da cidade nas últimas semanas. Diante disso, o presidente do Sindicato afirma ser fundamental que as empresas façam testes de rotina em todos os funcionários como forma de prevenção e de diligência no tratamento do coronavírus.

Mortes por Covid-19 no Comércio

O sindicato afirma ter conhecimento de duas mortes provenientes da covid-19.
Uma é do ramo farmacêutico, cujo estabelecimento é localizado na Feira Central, e a outra de uma livraria localizada na Rua Peregrino de Carvalho, no Centro. 

Outros dois comerciários testaram positivo para a doença: uma operadora de caixa de um supermercado localizado na Avenida Almirante Barroso e o outro de uma loja de Eletro, na Rua João Pessoa. 

Um comerciante da Feira Central morreu de covid-19, cujo resultado foi divulgada pela  Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de domingo (24). Há informação ainda de trabalhadores do ramo de óticas doentes com a covid-19. O Sindicato já mobilizou os órgãos de fiscalização para verificar a procedência. 

Formalização jurídica

O Sindicato está analisando, junto ao seu departamento jurídico, formalizar um apelo público ao prefeito Romero Rodrigues para que decrete o sistema de lockdown em Campina Grande, a única forma encontrada para barrar o crescimento no número de casos confirmados pelo novo coronavírus no Município, conforme Coelho.

Comerciários foram obrigados a se ajoelhar

No dia 27 de abril várias trabalhadoras e trabalhadores do comércio de Campina Grande foram fotografados ajoelhados, fazendo louvores e orações pedindo a reabertura do setor. No entanto, o que estava por trás da ação era o pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande ao Tribunal de Justiça da Paraíba para reabertura do comércio local. A entidade alegava que a suspensão das atividades comerciais acarretará a falência de diversos comerciantes na cidade, provocando desemprego e miséria. Vários comerciários denunciaram de forma anonima ao sindicato os constrangimentos a que foram submetidos.

Edição: Heloisa de Sousa