Paraíba

SEM PALAVRA

PMJP desloca famílias do Terra Prometida para ginásio de escola e situação é caótica

Desde o dia 23 de maio que 89 famílias estão sem teto, sem água e comendo mal

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Ouça o áudio:

Famílias da ocupação Terra Prometida, no ginásio da escola Raimundo Nonato. - Reprodução

De repente aquelas famílias que já tinham tão pouco, perderam o pouco que tinham. É assim que muitas vezes acontece. As chuvas são um fenômeno natural, mas a falta de moradia e infraestrutura não são. Todos os anos o inverno chega no Nordeste neste período e nada é feito para que as famílias, que já são pobres, percam o pouco que possuem para sobreviver.

Dessa vez, é a história de 89 famílias que vamos contar. A comunidade Terra Prometida, localizada em Colinas do Sul, na região do Vale do Gramame, em João Pessoa, viu as águas tomarem conta do que eram suas moradas. Foram inundadas 89 histórias de pessoas que sonham com o direito à moradia, inundadas pela água das chuvas e pelos esgotos das fossas que estouraram.

Em tempos de pandemia do novo coronavírus ficar em casa é a regra, mas para quem perdeu o barraco, qual é a regra? Procuramos saber isso junto à Prefeitura Municipal de João Pessoa, que nos respondeu dizendo estar dando todo o apoio a essas famílias. No entanto, não é o que elas acham. Por causa da situação em que suas casas se encontravam desde a madrugada da sexta para sábado (23), as famílias, sem ter para onde ir, resolveram ocupar a Escola Municipal Raimundo Nonato, localizada no bairro Colinas do Sul.

Desde então, as famílias começaram a travar uma verdadeira guerra contra o frio, a fome, o medo do abandono e a pressão da Prefeitura de João Pessoa, que chamou a Guarda Municipal para retirá-los da escola e impôs, como condição mínima para as famílias não ficarem desabrigadas, que elas se deslocassem do interior das salas de aulas, para o ginásio de esporte do local.

"Nós não queríamos essa remoção pois, no interior da escola, as famílias estavam organizadas, separadas com segurança por causa da Covid-19, e no ginásio, todos ficariam amontoados, violando as regras de isolamento social", declarou Bárbara Zen, militante do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), que acompanha as famílias na luta por moradia.

"Agora estamos aqui completamente sem água, sem condições de lavar as mãos, só existe um banheiro para quase 300 pessoas usarem, não tem cozinha aqui para que possamos organizar um café e a Prefeitura prometeu que nos daria tudo isso, se fôssemos para o Ginásio. Nós fomos para o ginásio e agora desde então a Prefeitura de João Pessoa, na pessoa do Secretário Diego Tavares, da Sedes, não cumpriu com o que prometeu.", completou Bárbara.

Procuramos a assessoria de imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, que se pronunciou sobre essa situação dizendo: Quanto a questão da água, está sendo fornecida água mineral para consumo das famílias, também está sendo providenciado banheiro químico e chuveiros pra que eles possam se higienizar com segurança.

"Não tem condição de ficarmos mais de 40 horas sem água, sem banheiro, sem alimentos.Isso é desumano. Além disso essas famílias estão há 72 horas sem rumo, sem casa, assustados, sem dormir direito e aqui tem em torno de 120 crianças", desabafou LuAna Carolina, militante do MTD.

O MTD está fazendo uma campanha de solidariedade para essas famílias, assista:

Edição: Heloisa de Sousa