Paraná

ORGANIZAÇÃO POPULAR

Associações de moradores fortalecem ações conjuntas no Novo Mundo

Desde já, foram definidos revezamento de ações de solidariedade, cada semana em uma associação de moradores

Curitiba (PR) |
Frutas distribuídas para associações de moradores do bairro Novo Mundo - Pedro Carrano

As ações de solidariedade e organização popular se fortalecem na região sul de Curitiba, no chamado “Bolsão Formosa”, área de ocupação que reúne comunidades que lutam por escritura e regularização fundiária, entre outros problemas, há trinta anos.
Com uso de máscaras, prevenção e distanciamento, houve reunião de dois representantes de quatro associações de moradores, ao lado de militantes do Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Levante Popular da Juventude.
O encontro contou com a participação das associações de moradores Ferrovila, Formosa, Vila Leão, Uberlândia, além do Clube de Mães da Ferrovila.
Mais entidades podem vir a se somar neste processo que busca aprofundar a organização nos bairros Fazendinha e Novo Mundo, apontando para uma “União de Moradores”, uma alternativa às federações de associações, geralmente atreladas à prefeitura municipal.
Desde já, foram definidos revezamento de ações de solidariedade, cada semana em uma associação de moradores, comunicação e notas conjuntas de denúncia da falta de assistência do poder público.
No dia 24, domingo, às 10 horas da manhã, foram distribuídas mexericas gratuitamente para os moradores da região. As doações fazem parte da campanha Periferia Viva, alimento produzido pelas famílias do MST aos trabalhadores urbanos.

 

Edição: Gabriel Carriconde