Paraíba

CORONAVÍRUS

Santa Rita anuncia lockdown; JP fecha orla e Lagoa; PB continua medidas anteriores

Cenário da pandemia na PB dá sinais de alerta

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Durante o bloqueio total (lockdown), ninguém tem permissão para entrar ou sair da região isolada - Reprodução

O prefeito Emerson Panta (PSDB) anunciou neste domingo (3) que planeja fechar totalmente a cidade de Santa Rita, na região metropolitana de João Pessoa. “É melhor fazer agora do que fazer mais para frente às pressas”, argumentou o gestor.

Até sábado (2), Santa Rita tinha 100 casos confirmados.

“Precisamos colocar um freio nessa situação. Para isso, a Prefeitura de Santa Rita avaliou diversos dados em várias reuniões e quero comunicar a todos vocês, que estamos planejando o fechamento da cidade, o chamado ‘lockdown’, preservando os itens essenciais como alimentação, postos de combustíveis e farmácias. Os demais serão fechados”, explicou o prefeito.

No dia 30 de abril, a Justiça do Maranhão decretou primeiro bloqueio máximo do Brasil. A partir daquele momento, as cidades de São Luis, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar seriam fechadas.

Em João Pessoa

“Quem quiser voltar às atividades normais, precisa colaborar e ficar em casa. Se parte da população não colabora e não dá resposta expressiva, significa que precisaremos adiar o retorno das atividades”, disse Cartaxo, prefeito de João Pessoa na manhã desta segunda (4). Por causa do aumento do números de casos do coronavírus, a Prefeitura de JP decidiu, por meio de um decreto municipal, estabelecer o fechamento da orla marítima desde a faixa de areia até a praia, além dos parques da Lagoa e Parahyba.  “Só podemos voltar a ter abertura se a gente conseguir subir o grau de isolamento social na cidade de João Pessoa", afirmou Cartaxo.

Guarabira

No brejo paraibano, Guarabira acendeu o alerta após a UPA ficar lotada com casos de suspeita de Coronavírus. As denúncias dão conta de que cerca de 30 funcionários de uma indústria avícola da cidade estão com Covid 19.

Paraíba

Segundo o procurador geral do estado da Paraíba, Fábio Andrade, não está nos planos do governador João Azevêdo (Cidadania) a implantação do Lockdown na Paraíba como medida mais rígida de prevenção e combate ao Covid-19.

As medidas adotadas pelo governo do estado serão as mesmas que estão no último decreto, que prorrogou até o dia 18 de maio as medidas restritivas que visam conter a disseminação do novo coronavírus na Paraíba. O decreto 40.217 também torna obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais e mantém suspensas as aulas presenciais nas escolas, universidades e faculdades da rede pública e privada do Estado. 

Dados atualizados da Covid 19 dão conta de 1219 casos confirmados, 79 óbitos. João Pessoa tem o maior número de pessoas infectadas, com 711, seguida por 111 casos em Santa Rita, 62 em Campina Grande, 45 em Sapé, 43 em Bayeux.

 

Edição: Heloisa de Sousa