Paraíba

1º de Maio

Dia do Trabalhador na Paraíba será transmitido ao vivo pelo canal do Jornal BdF

Intervenções políticas e também vários artistas já estão confirmados, dentre eles: Adeildo Vieira, Escurinho e Gatunas

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Transmissão será realizada das 9h às 11h30, por meio do canal do Brasil de Fato no YouTube - Reprodução

O dia internacional de Luta dos Trabalhadores será confraternizado, este ano, de uma maneira diferente, através das redes sociais, nesta sexta-feira 1º de Maio, a partir das 9h da manhã. A Live será transmitida através do canal Youtube do Jornal Brasil de Fato Paraíba, numa ação integrada com vários atos que estarão acontecendo em cidades por todos os estado do Brasil.
Na Paraíba, CUT-PB, CTB-PB, Intersindical, Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, assim como representações do movimento de mulheres, partidos do campo progressista e ADUFPB, se juntaram para realizar numa perspectiva de fortalecimento da democracia, por mais emprego e renda e por solidariedade entre as pessoas durante a pandemia da COVID-19. A transmissão, de caráter político-cultural, tem como tema “Solidariedade, saúde, emprego, renda e democracia! Fora Bolsonaro!” e faz referência à insegurança da sociedade no momento de pandemia, em virtude da condução autoritária e negacionista do governo federal.

Além das organizações políticas,  vai haver participação  de vários artistas, dentre eles: Adeildo Vieira, Escurinho, Cida Alves, Gatunas, Bebé e Chico de Natércio, Beto Melo, Vitória Ohana, Psicopreta e o grupo Maria Sem Vergonha.

Para o presidente da CUT-PB, Tião Santos, um dos maiores desafios do 1° de maio de 2020 é fazer com que a pauta do ato chegue ao maior número de trabalhadores e trabalhadoras possível. “A quarentena nos impossibilita de fazermos o ato como de costume e sabemos que a internet não é um mecanismo acessível a todos. Entretanto não abriremos mão de denunciar o desmonte do Estado e toda essa conjuntura desastrosa do governo Bolsonaro”, disse ele.

A representante da Associação Brasileira de Mulheres (AMB) Joana D'Arc da Silva, falou das reivindicações do movimento feminista para o 1° de maio. “Nós do movimento de mulheres, enquanto trabalhadoras, nos unimos neste 1° de maio aos movimentos que pensam novas relações e formas de superar as opressões e diferenças no mundo do trabalho, defendemos que sejam desenvolvidas relações mais equânimes com garantia à vida das mulheres. É muito importante entender como as mulheres estão sendo afetadas neste momento de crise, a nossa vulnerabilidade em relação à violência doméstica, entender que devido ao patriarcado, sempre assumimos os papéis de cuidado, seja no espaço doméstico ou público, expressão disso é que mais de 50% dos(as) profissionais da saúde são mulheres ocupando cargos de enfermeiras, somos as mais afetadas pela pandemia"

Após o término do evento na Paraíba, as centrais sindicais nacionais também transmitirão um ato virtual do 1° de maio Solidário para todo o Brasil, com apresentações feitas em casa por uma série de artistas de renome nacional. O evento será exibido via transmissão cruzada no facebook da CUT-PB (www.facebook.com/cutparaiba).


Divulgação / Card

Edição: Heloisa de Sousa