Paraíba

PANDEMIA

MST e Ministério Público lançam campanha de solidariedade ‘Leite Fraterno’

Objetivo é distribuir para a população vulnerável o leite produzido por pequenos produtores da agricultura familiar

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

Uma campanha de solidariedade para fornecer leite à população em situação de vulnerabilidade social teve início nesta quinta-feira (08). A ação também irá proporcionar sustento de cerca de 390 famílias de agricultores familiares - produtores de ovinos e caprinos, dos municípios de Barra de Santana, Caturité e Boqueirão, da região do Cariri paraibano. A campanha, coordenada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e pelo Ministério Público Federal (MPF), iniciará pela capital do estado e conta com o apoio da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), Ministério Público do Trabalho (MPT-PRT13), Ministério Público da Paraíba (MPPB), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB).

O leite será entregue à população vulnerável de João Pessoa e região metropolitana por entidades, associações e movimentos sociais e projetos que já estão atuando na entrega de cestas básicas e kits de higiene disponibilizados pelo governo do estado e prefeitura da capital, como o Hospital Padre Zé, Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), projeto Rua do Respeito e o projeto Mobilização Inclusão e Formação de Catadores de Materiais Recicláveis da UEPB, além da Associação das Prostitutas na Paraíba (Aprós) e a Associação das Travestis e Transexuais da Paraíba (Astrapa).

A campanha Leite Fraterno consiste em arrecadar doações em dinheiro para comprar caminhões de leite produzido pelos agricultores familiares. Cada caminhão tem capacidade de transportar 4 mil litros de leite que serão comprados a R$ 3,00 o litro, assim, a cada R$ 12 mil arrecadados, um caminhão de leite deixará o Cariri conduzindo o alimento para mitigar a fome de catadores de materiais recicláveis, pessoas em situação de rua, vendedores ambulantes, prostitutas, travestis, moradores de ocupações irregulares e indígenas venezuelanos que moram na região metropolitana. Dessa forma, além de beneficiar a população vulnerável, a campanha automaticamente ajudará 390 famílias de pequenos produtores que estão sem conseguir escoar a produção de leite por causa da quarentena.

Como participar – Para contribuir com a campanha Leite Fraterno, basta depositar qualquer valor na Conta Corrente nº 1.065-0 da Associação dos Produtores de Ovinos e Caprinos do Cariri, Agência nº 5686-3 do Banco do Brasil, CNPJ: 04.721.878/0001-77.

Dilei Schiochet, coordenadora do MST na Paraíba enfatiza a importância de ajudar as pessoas, mas também do escoamento dessa produção de leite: "Na Paraíba, nós temos o Cariri com uma alta produção de leite de caprinos e temos a região do Alto Sertão com muita produção de leite também. Tenho ouvido o apelo e o desespero dos produtores de leite da divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte, e é importante, inclusive, que haja em outros estados a mesma atitude que o Ministério Público está tendo aqui na Paraíba que é louvável", pontuou.

Ela  ainda informou que a partir desta sexta-feira (10) o MST fará várias doações de alimentos para instituições, iniciando pelo Hospital Padre Zé, na capital, com tubérculos como macaxeira, batata doce, e frutas como mamão, abacaxi e banana. "Vamos retribuir à sociedade aquilo que nós temos. É o momento de nos solidarizarmos”.

O procurador da República José Godoy, informou que o leite será distribuído em embalagens com a marca da cooperativa de laticínios Cariri, tendo em vista que neste momento são as embalagens que a associação dos pequenos produtores possui para o fornecimento, “embora o leite seja produzido pelos produtores da agricultura familiar”, salientou. Godoy também ressaltou que a campanha inicia pela capital e, num segundo momento, conforme a evolução da campanha, a intenção é estender o fornecimento do leite a outros municípios do estado.


Divulgação / Card

Edição: Heloisa de Sousa