Rio de Janeiro

CIÊNCIA

Hemorio inicia testes com plasma para casos graves de covid-19

Mesma técnica já foi aplicada nas epidemias de ebola e H1N1; estado do Rio possui 1.394 casos confirmados da covid-19

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Países como França, Canadá, Israel e Espanha também estão estudando a técnica do plasma convalescente - Mauricio Bazilio / SES

O Instituto Estadual de Hematologia (Hemorio) iniciou o estudo da técnica do plasma convalescente para o tratamento de quadros graves da covid-19. O procedimento consiste em infundir o plasma - parte do sangue que contém anticorpos - colhido de pacientes curados para transfundir em infectados. A partir desta semana pacientes curados no estado do Rio de Janeiro serão convocados e avaliados como potenciais doadores do plasma.

A mesma técnica já foi aplicada nas epidemias de ebola e H1N1. De acordo com a Secretaria de Estado e Saúde do Rio, o plasma convalescente não é novidade no Hemorio. Anteriormente, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, o hemocentro já havia estudado a mesma técnica para o vírus da dengue, e bons resultados foram obtidos em laboratório. 

:: Artigo | Consumo de bebidas alcoólicas pode reduzir o risco de infecção da covid-19? :: 

Para o secretário de Saúde, Edmar Santos, o tratamento dos pacientes é o principal foco, assim como o isolamento social. “É uma alternativa terapêutica promissora que poderá dar uma nova chance a muitas pessoas. Estamos empenhados em avançar nos estudos e, se os resultados vierem, será mais um meio de salvarmos vidas. Quanto menos pessoas infectadas ao mesmo tempo, menos mortes. Por isso, faço mais um alerta para as pessoas ficarem em casa”, diz.

Estamos empenhados em avançar nos estudos e, se os resultados vierem, será mais um meio de salvarmos vidas.

Em contato constante com diversos serviços de sangue mundo afora, o Hemorio tem notícias de que países como França, Canadá, Israel e Espanha também estão se preparando para a utilização do plasma convalescente, como já é feito nos EUA. Na China, a publicação do balanço de um experimento com pacientes graves com covid-19 indica bons resultados em uma parcela dos testados.

:: Maricá e Niterói realizam repasse de R$ 90 milhões para São Gonçalo no Rio de Janeiro :: 

O diretor do Hemorio, Luiz Amorim, explica que cada plasma coletado pode fornecer tratamento para até três pessoas. O plasma doado pelos pacientes curados ficará na unidade e será distribuído mediante solicitação dos hospitais que tratam casos graves da covid-19. “A expectativa é que haja melhora da evolução da doença e redução da mortalidade nos pacientes que recebam a terapia, além de os riscos serem praticamente zero. No entanto, só os resultados dos estudos determinarão se a abordagem é de fato eficaz”, disse ele.

A expectativa é que haja melhora da evolução da doença e redução da mortalidade nos pacientes que recebam a terapia.

Números

Na plataforma do governo do estado “Painel Coronavírus Covid-19” constam que, até o fechamento desta reportagem, o estado do Rio possui 1.394 casos confirmados da covid-19, 64 óbitos e 30 mortes em investigação. A cidade do Rio lidera com 1.068 casos da doença. 
 

Edição: Vivian Virissimo