Paraíba

ENFRENTANDO PANDEMIA

João Azevêdo discute enfrentamento ao coronavírus com governadores do Nordeste

Reunião aconteceu através de videoconferência nesta quarta (1) junto ao Comitê Científico do Consórcio Nordeste

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
João Azevêdo durante videoconferência entre governadores do Nordeste nesta quarta (1) - José Marques

Preocupados com o enfrentamento adequado à pandemia do Coronavírus, governadores do Nordeste se reuniram nesta quarta (1), através de videoconferência, juntamente com o Comitê Científico do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) - que é formado por cientistas, médicos e físicos - para tomar decisões conjuntas para região. 

Durante a reunião online, o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania) fez uma apresentação das principais ações desenvolvidas pelo Estado para conter a propagação do coronavírus. “Nós estamos montando um hospital de campanha junto ao Hospital Metropolitano, em Santa Rita, disponibilizando 100 leitos e, posteriormente, 200 leitos", pontuou.

O Comitê Científico vai realizar estudo dos casos de todos os Estados do Nordeste para traçar estratégias unificadas de enfrentamento à Covid-19. O grupo é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia e conta com a colaboração de representantes de todos os Estados do Nordeste. Na Paraíba, integra o Comitê, Priscila Sá, que durante a reunião falou do trabalho para montar um banco de dados para estudar o comportamento do vírus no Estado. “Nós vamos, em pouco tempo, mostrar quais as comorbidades, os principais grupos de risco e o que está acontecendo na Paraíba, contribuindo na tomada de decisão para nortear o tratamento dos pacientes e orientar às equipes de Saúde, bem como as medidas restritivas”, explicou.

João Azevêdo ( Cidadania) também falou dos investimentos em Saúde para assegurar atendimento aos paraibanos e condições de trabalho aos profissionais da área. "No nosso Plano de Contingência, projetamos 181 leitos de UTI nas três primeiras ondas e, pelo menos, 400 leitos de enfermaria, sendo que cada onda será iniciada a partir da ocupação de 50% da anterior”, relatou. 

 

Edição: Heloisa de Sousa