Rio de Janeiro

Memória

Ditadura, nunca mais: ativistas organizam ações na internet no dia 31 de março

Atividades acontecem na próxima terça-feira (31); confira programação detalhada

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
manifestação ditadura nunca mais
Neste ano, em função do coronavírus, manifestações e discussões sobre a violência do estado ocorrem em ambiente virtual - Divulgação

Todos os anos, ativistas de direitos humanos e entidades preparam uma série de ações no dia 31 de março, data do golpe civil-militar (1964-1985), para repudiar os horrores da ditadura e outras formas de violência praticadas pelo Estado brasileiro ao longo dos últimos séculos. Em função do coronavírus, o movimento Vozes do Silêncio está planejando uma série de atividades online na página Vigília pela Democracia e também nas "janelas". A ideia é realizar um twitaço com a hashtag #ditaduranuncamais no dia 31 de março e a realização de um barulhaço, por volta das 20h.

“Como a pandemia do coronavírus nos impede de ir às ruas com nossos atos e caminhadas, estamos organizando em todo o país uma forte presença nas redes virtuais, mídias alternativas, e nas janelas/varandas/lajes, neste dia”, explicam os organizadores, em comunicado.

Além da violência do Estado ocorrida durante a ditadura, que completa 56 anos em 2020, os atividades também discutem as formas atuais de violência praticadas por agentes do Estado, como o genocídio das populações indígenas, os 3 séculos da escravidão da população negra e o atual genocídio da juventude negra nas favelas e periferias. 


Divulgação da Vigília pela Democracia que acontece no próximo dia 31 / Reprodução

Redes virtuais e janelas

A programação mais detalhada foi divulgada nesta quinta-feira (26), mas uma das principais ações será um debate ao vivo na página da Vozes do Silêncio no Facebook com mediação de Luis Nassif e Eugênia Gonzaga.

Lideranças, artistas, intelectuais e personalidades que quiserem contribuir podem enviar pequenos depoimentos em vídeos com duração de 1 a 2 minutos com foco nos eixos de luta “Ditadura, Nunca Mais“ e “Memória, Verdade, Justiça e Reparação”. A organização também convida vítimas e familiares de vítimas para deixarem seus testemunhos em vídeo.

Programação

31 de março

14h – Twittaço (use #56anosdogolpemilitar, #ditaduranuncamais e #lutonajanela).

18h às 20h – Web-seminário com transmissão pela pagina do Vozes do Silêncio e TV GGN. Moderação: Luis Nassif e Eugênia Gonzaga.

20h – Twittaço e Barulhaço (use #56anosdogolpemilitar, #ditaduranuncamais e #lutonajanela).

21h – Entrevista com show intimista.

22h – Filme “O dia que durou 21 anos” (2013). Direção e roteiro de Camilo Tavares, produção de Karla Ladeia.

1º de abril

A partir de zero horas até meio dia serão exibidos e disparados nas redes sociais, filmagens curtas com depoimentos de pessoas das mais diversas origens sobre a ditadura militar; podcasts, entrevistas e videologias.

12h – Filme “Deslembro” (2019). Direção de Flávia Castro.  Elenco: Jeanne Boudier, Eliane Giardini e Sara Antunes

14h – Filme “Torre das Donzelas” (2019). Direção de Susanna Lira, música de Flavia Tygel e produção de Lívia Nunes. 

16h – Filme “Trago comigo”. Direção de Tata Amaral, música de Bruno Serroni, Habacuque Lima.

18h – Twitaço final (use #56anosdogolpemilitar, #ditaduranuncamais e #lutonajanela).

 

Onde acompanhar

Facebook

https://www.facebook.com/movimentovozesdosilencio

https://www.facebook.com/events/2614961008779956/

Site

https://vozesdosilencio.com/

*Essa matéria foi atualizada na sexta-feira (27), às 16h02.

 

 

 

Edição: Vivian Virissimo