Rio de Janeiro

RESTRIÇÕES

Governo do Rio vai decretar estado de emergência no estado

O estado tem 31 casos registrados de coronavírus; desse total, 29 estão na capital, sendo um considerado grave

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Decreto do governo do estado do Rio determina a suspensão das aulas por 15 dias em redes públicas e particulares de ensino - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) vai decretar estado de emergência no estado ainda nesta segunda-feira (16). Ele também disse que os governadores decidiram, em conjunto, pedir R$ 50 bilhões à União para os Estados conseguirem lidar com o problema.

Desde a manhã desta segunda-feira (16), o gabinete de crise criado pelo governo estuda novas medidas para combater a pandemia do Covid-19. Entre as medidas confirmadas pelo governador está o fechamento das lojas de shoppings e as praças de alimentação funcionarão em apenas um terço de seu padrão diário.

Além disso, o governador recomendou que os moradores priorizem serviços de entrega de comida e, nesse caso, evitem contato com o entregador.

Em entrevista a um telejornal, o governador Wilson Witzel (PSC) também orientou o fechamento de academias de ginástica como forma de conter a pandemia. As medidas aprimoram o decreto de enfrentamento ao Coronavírus publicado na última sexta-feira (13), que determinou a suspensão por 15 dias das aulas em escolas públicas e particulares, creches e ensino superior; o cancelamento do funcionamento de cinemas, teatros, eventos esportivos, shows, feiras científicas, entre outros, em locais abertos ou fechados. 

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou ao Brasil de Fato que até o momento o estado tem 33 casos de pessoas infectadas pelo Coronavírus. Desse total, 29 casos estão na capital, sendo um considerado grave. Outro caso foi registrado em Barra Mansa, no sul fluminense, e um em Niterói, na região metropolitana do Rio. Há ainda 94 casos suspeitos em todo o estado.

Evitar a circulação

Também nesta segunda-feira (16), carros da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram uma ação de alerta à população do Rio contra a disseminação do Covid-19. Viaturas rondaram as orlas das principais praias da capital e orientaram as pessoas a evitarem aglomerações com o seguinte aviso:

“Bom dia a todos, a Defesa Civil Estadual pede que a população evite aglomeração nas praias. Por favor, para a sua segurança, e dos seus vizinhos, amigos e familiares volte para casa. O momento é de conscientização. Faça a sua parte e ajude a prevenir e controlar o Coronavírus. Você sempre conta com o Corpo de Bombeiros. Podemos contar com você? Obrigado”.

Segundo o governo do estado, cerca de 15 viaturas estão mobilizadas na ação. O planejamento prevê a extensão dessa cobertura de alerta por outros municípios fluminenses nos próximos dias. 

Segundo Witzel, ainda não será usada a força para a interdição da orla. O governador espera que não seja necessária a medida e diz contar com a conscientização dos cariocas e fluminenses. Até o final do dia, Witzel pode sancionar mais um decreto com medidas restritivas. 

A Prefeitura do Rio determinou estágio de atenção na última sexta-feira (13) e também suspendeu as aulas na rede pública do município, a princípio, por uma semana. Também proibiu eventos que promovam aglomeração. Mesmo com o cancelamento das aulas, as unidades estarão abertas para almoço dos alunos entre 11h e 13h. As repartições públicas estão funcionando também em regime especial. 

Mobilidade urbana

Os transportes públicos também adotaram medidas para evitar a propagação do vírus. A Supervia divulgou que cartazes estão sendo afixados nos quadros de avisos e áudios e vídeos com as principais orientações estão sendo veiculados nas estações e trens. De acordo com o comunicado da empresa, equipes estão focadas para a limpeza interna dos trens e catracas nas estações de maior movimentação.

Já a CCR Barcas informou ao Brasil de Fato que intensificou a limpeza e a higienização das embarcações e estações, com o objetivo de prevenir a propagação do vírus e conscientizar os passageiros sobre as ações de combate à doença. A empresa disponibilizou álcool gel a 70% nas estações e informa, por meio de locuções e cartazes nos terminais, e de um banner no site da empresa, as ações preventivas contra a propagação do vírus. A concessionária ainda explicou que as embarcações com sistema de ar condicionado estão navegando com as portas abertas conforme aprovação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

O BRT Carioca afirmou em comunicado oficial nas redes sociais que irá reforçar as campanhas educativas e que está seguindo os protocolos de prevenção contra o novo coronavírus recomendados pelo Ministério da Saúde, tanto para funcionários quanto na prestação de serviço aos passageiros. 

Já a concessionária do VLT Carioca irá liberar automaticamente o serviço de portas para que os usuários não precisem tocar no botão. Além disso, a empresa irá intensificar suas ações diárias de limpeza das composições, agregando a desinfecção dos balaústres, bem como irá reduzir a periodicidade da limpeza já realizada nos aparelhos de ar-condicionado.

Edição: Mariana Pitasse