Paraná

GREVE

Docentes de Ponta Grossa se somam à greve do dia 18

A pauta proposta pelo ANDES inclui a defesa da Educação, dos Serviços Públicos e Democracia

Ponta Grossa (PR) |
No Paraná, outros sindicatos universitários, docentes e unificados, também aderiram - Divulgação

Na próxima quarta-feira, 18 de março, os docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa paralisam as atividades em adesão ao ato nacional em defesa da Educação, Serviços Públicos e da Democracia.

A decisão foi aprovada em assembleia no dia 11 (quarta). Na pauta estadual, as reivindicações contemplam recuperação das perdas inflacionárias nos salários, que devem totalizar quase 20% até maio; contra a Lei Geral das Universidades (LGU), que prepara o terreno para a privatização do ensino superior no estado, e nomeação de todos os aprovados em concursos públicos e novos concursos para quadro docente.

A pauta proposta pelo ANDES (Sindicato Nacional) inclui a defesa da Educação, dos Serviços Públicos e Democracia; revogação de projetos que prejudicam a autonomia das instituições; anuências de vagas e novos concursos para professores efetivos; e outros direitos dos servidores públicos da Educação.

A data foi escolhida em Congresso Nacional do ANDES-SN durante o mês de fevereiro, que reuniu sindicatos de todo o país, com objetivo de trazer diferentes entidades e movimentos sociais em unidade para a defesa da manutenção dos serviços e direitos dos cidadãos.

No Paraná, outros sindicatos universitários, docentes e unificados, também aderiram à data de paralisação. Entre eles Sindicato Docente da Unioeste (Adunioeste), Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná (Sinteoeste), Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem) e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar).

No âmbito nacional, as Universidades Federais Fluminense, do Rio de Janeiro, do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de São Carlos também aprovaram a paralisação por meio de suas assembleias. Outras instituições devem aderir ao movimento nos próximos dias conforme novas assembleias de base ocorram.

 

Edição: Pedro Carrano