Paraíba

MULHERES CIDADÃS

Conheça os perfis de Vânia Fonseca e Marli Soares, mulheres negras guerreiras

Homenageadas foram indicadas pela Bamidelê ao diploma Ednalva Bezerra

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Vânia Fonseca e Marli Sores, indicadas pela Bamidelê, ao título Mulher Cidadã Ednalva Bezerra - Reprodução

Duas grandes ativistas negras foram indicadas pela Organização de Mulheres Negras na Paraíba, Bamidelê, ao Diploma Mulher Cidadã Ednalva Bezerra 2020. São elas, Vânia Fonseca e Marli Soares. A entrega do diploma acontece nesta sexta (13), a partir das 14h, na Câmara Municipal de João Pessoa/PB. 

Confira a seguir os perfis* dessas grandes lutadoras, elaborado pela Bamidelê:

VÂNIA FONSECA: Uma vida dedicada à Luta Antirracista e a Igualdade de Gênero

Vânia/Vaninha/Ivonildes da Silva Fonseca, negra mulher baiana de Salvador, que a partir da década de 1990 passou a residir na Paraíba e é ativista da Bamidelê: Organização de Feministas Negas na Paraíba desde o início da sua formação, em 2001 e integra o Movimento de Mulheres Negras na Paraíba (2018). No campo profissional é socióloga, com doutorado realizado na Universidade Federal da Paraíba (2011). Com seus diplomas conquistou importantes espaços de representatividade na Universidade Estadual da Paraíba (2001), chegou ao nível máximo da carreira de docente de ensino superior, como Professora Titular (2014), atualmente, exerce o cargo de Diretora do Centro de Humanidades no campus em Guarabira/PB. Nesta instituição foi cofundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (2013). Importa destacar que durante toda a sua trajetória acadêmica esteve dedicada a desenvolver projetos de Ensino, Extensão e Pesquisa abordando questões de raça, gênero e classe em temas sobre  mulheres negras, feminismo, educação, racismo e antirracismo. Salientamos, por fim, que Vânia  Fonseca tem liderado atividades educativas  e de gestão em instituição superior e, ao mesmo tempo, mantém-se conectada aos movimentos sociais, em especial o que agrega  mulheres feministas negras brasileiras, constituindo uma importante referência na Educação Antirracista e na construção de uma sociedade equânime, baseada em princípios de um mundo sem racismo e com democracia, com igualdade de gênero, de liberdade e do bem-viver.     

MARLI SOARES: uma ativista em pleno movimento e de muitas lutas sociais

Marli Soares é uma liderança do Movimento LGBTQIA+, integrando o Grupo de Mulheres Maria Quitéria que defende os direitos de cidadania de mulheres lésbicas e bissexuais. Profissionalmente, Marli é licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, no ano de 1995, no mesmo cursou especialização em “Metodologia do Ensino Superior”, realizado no Centro Universitário de João Pessoa. Há mais de 26 anos, Marli é professoras nas redes municipais de Santa Rita e João Pessoa.

No ano de 2002, com a institucionalização do Grupo de Mulheres Maria Quitéria tem realizado e participado de ações políticas de “combate à violência contra as mulheres lésbicas e bissexuais”, visando a construção e fortalecimento da autoestima e a defesa da plena cidadania desses sujeitos sociais.

Por fim, utilizamos as palavras da escritora Conceição Evaristo para homenagear duas mulheres de luta e comprometidas com as transformações sociais: Vânia e à Marli

“Todas as manhãs”,

 de Conceição Evaristo

“Todas as manhãs junto ao nascente dia

ouço a minha voz-banzo,

âncora dos navios de nossa memória.

E acredito, acredito sim

que os nossos sonhos protegidos

pelos lençóis da noite

ao se abrirem um a um

no varal de um novo tempo

escorrem as nossas lágrimas

fertilizando toda a terra

onde negras sementes resistem

reamanhecendo esperanças (e esperançar/Bamidelê) em nós.”

AXÉ! HAMBA!

Esperançar/Lutar, sempre!

*Autoria: BAMIDELÊ: Organização de Mulheres Negras na Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa