Paraíba

JORNADA 08M

Mov de Mulheres realiza diversas ações para 08M em Campina Grande e região

Confira a programação completa

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Foto

Grupos de mulheres, numa articulação em rede, irão desenvolver uma agenda de atividades como jornada de manifestações para o 08M, o dia internacional da mulher. As ações visam denunciar os casos de violência contra a mulher, pautar questões de políticas públicas de saúde, segurança, educacão e lazer.
Coletivos como o "NÃO É ELOGIO", situado em Campina Grande - PB trazem problemáticas do cotidiano, e nasceu como uma luta contra o assédio, o projeto busca transformações sociais e jurídicas pelas mulheres. Na jornada 08M o coletivo desenvolve atividades voltadas para o público carcerário feminino do presídio regional de Campina Grande. Pautando questões como a precariedade na saúde das mulheres e as inúmeras dificuldades internas já que o presídio comporta 70 mulheres mas atualmente está com uma lotação de 110 mulheres. Para essas mulheres, faltam artigo de higiene pessoal e de saúde, cama para dormir. 
Sendo assim, associações, grupos de mulheres, movimentos, instituições de diversos segmentos, realizam a jornada de luta pela igualdade / equidade de direitos, melhores condições de vida para as mulheres e efetivação de políticas públicas que favoreçam a erradicação do machismo e do feminicidio. 

Agenda Março de 2020:

06/03/2020 - AÇÕES PROMOVIDAS PELA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ - RECID
●    14:00h Roda de conversa com mulheres "Empoderamento Feminino" e oficina de construção de capas de cadernos.Local: Clube de Mães Sagrada Família, rua Goiana, Bairro das Cidades - Campina Grande.
●    16:00h - Sopão da comunidade,  distribuição de material informativos sobre os direitos das mulheres. Local: Clube de Mães Sagrada Família, rua Goiana, Bairro das Cidades - Campina Grande.

06/03/2020 - AÇÕES PROMOVIDAS PELO COLETIVO NÃO É ELOGIO EM PARCERIA COM VIVÁ - MEDICINA ANCESTRAL
●    Atendimento Solidário com auriculoterapia, ventosaterapia, massagem relaxante, higienização facial. Em troca dos serviços no atendimento Solidário, deve-se levar produtos de higiene pessoal para as detentas do presídio Feminino Regional de Campina Grande-PB. O atendimento deve ser agendado e os contatos estão disponíveis nas mídias sociais do Instagram @naoeelogio e @vivamedicinaancestral.

07/03/2020 - AÇÕES PROMOVIDAS PELA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ - RECID
●    09:00h - Brechó (corte de cabelos - grátis), venda de feijoada, bolo e suco. 
●    14:00h - Distribuição de material e rodas de conversas sobre a Convenção 189 das Trabalhadoras Domésticas.


07/03/2020 -  AÇÃO PROMOVIDA PELA CASA DE CULTURA E CIDADANIA - AJURCC
●    Horário pela manhã - Lançamento do curso de capacitação "Caminhos Negros em campina grande: jovens e mulheres negras em construção do bem viver" promovido pela AJURCC.  


08/03/2020 - AÇÕES PROMOVIDAS PELA REDE DE EDUCAÇÃO CIDADÃ - RECID
●    15:00h - Roda de conversa com as sócias do Clube de Mães e mulheres da comunidade. Tema: "Dia da Mulher"

08/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELO GRUPO CULTURAL FILHOS DA TERRA CG
●    08:00h - III CAVALGADA DAS MULHERES - "Seja uma mulher que levanta outras mulheres". Concentração em frente ao Dentran. Haverá ação solidária, sorteio de brindes, feijoada, forró ao vivo e a presença da aboiadora Gaby do Gado.

09/03/2020 - CALENDÁRIO ADUEPB
●    Lançamento da Jornada com distribuição de cartilhas, material gráfico do 14M e brincos em E.V.A (semelhantes ao Ele Não).

09/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELO COLETIVO BRUTA FLOR 
●    Jornada de Março na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

10/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELO COLETIVO BRUTA FLOR 
●    Bruta Flor nas escolas - Ademar Veloso.

11/03/2020 - PROMOVIDA PELA COORDENADORIA DA MULHER - PMCG

●    07:00h - Caminhada da mulher promovida pela coordenadoria da mulher da prefeitura de Campina grande. Concentração: 07h. Percurso: Parque da Criança ao Parque do Povo. 

12/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELA AS-PTA AGRICULTURA FAMILIAR E AGROECOLOGIA EM PARCERIA COM O POLO SINDICAL DA BORBOREMA 

11ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia.
●    08:00 - O município de Esperança, no Agreste Paraibano, sediará a 11ª edição da Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. O evento terá concentração a partir das 8h, no Campo da Rodoviária, na entrada da cidade, e espera reunir mais de 6 mil mulheres, a Marcha é organizada pela AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia e pelo Polo Sindical da Borborema. O evento tem dois grandes objetivos centrais: denunciar toda e qualquer forma de violência contra a mulher e dar visibilidade ao papel e à contribuição das camponesas na construção da agricultura familiar do território. 

14/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELO COLETIVO MULHERES DA RUA 
●    09:00h - BLOCO MULHERES DA RUA 2020, com o lema "Basta de violência: mulheres juntas por direitos!". Concentração na Praça da Bandeira gritando pelo basta de violência. Juntas, lutamos diariamente pela nossa vida e seguiremos em luta nesse mês de março. As informações podem ser acompanhadas pela rede social no Instagram @blocomulheresdarua.

20/03/2020 - AÇÃO PROMOVIDA PELO CENTRO ACADÊMICO DE HISTÓRIA ELIZABETH TEIXEIRA, ESCOLA HU LONG, PROJETO ENEGRECIDA, MOVIMENTO DE MULHERES OLGA BENÁRIO, COLETIVO BRUTA FLOR
Meu corpo não é público - assédio e opressão de gênero.
●    Manhã - palestra Assédio e opressão de gênero.
●    Tarde - Curso de defesa pessoal feminina.
●    Noite - Evento cultural.
Esta atividade irá conter emissão de certificado. 


 

Edição: Cida Alves