Paraíba

ARTE E LUTA

Semana das Mulheres acontece, de 3 a 7 de março, na Casa de Cultura Livre Olho D’água

Entre as atividades estão previstas conversas, debates, exibições de filmes, feiras, exposições e shows

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Série de atividades marca a semana das mulheres na Casa de Cultura Olho D'Água. - Divulgação

Uma série de atividades pré 8 de março estão previstas para acontecer na Casa de Cultura Livre Olho D'Água, que fica localizada em João Pessoa, na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 344, no bairro de Tambiá.

Como convite a todas e todos, o espaço se posicionou dizendo que a programação visa contribuir para a "superação da desigualdades de condições de trabalho da mulher na sociedade, o fim da objetificação do corpo da mulher em todos os seus níveis e expressões, o fim da violência machista em todos os seus aspectos. Neste mês que abrange o ‘Dia da Mulher’ a Casa de Cultura Livre Olho D’agua, se junta aos grupos que vem travando a luta necessária de libertação das mulheres, contribuindo com uma série de atividades sobre o tema: debates, conversas, exposições de filmes, feiras, exposições e shows! É com alegria que convidamos a todas e todos a participarem destas atividades e que possamos estar atentos a importância da luta feminista, para não permitirmos retrocessos e sobretudo para avançarmos na luta pela superação do patriarcado em todas as suas formas!!”.

Segue abaixo a programação da casa:

Dia 03\03 Terça-feira


Roda de Diálogo: Transfeminismo e Literatura.
Com o apoio do Fórum de Mulheres da UFPB, acontece nessa terça feira (03), às 18h, uma roda de diálogo sobre a importância de dar visibilidade aos escritos de Mulheres Trans ao longo do tempo. Dialogando sobre questões como afetividade, exclusão social e como a escrita de si pode ser emancipatória. A Ativista Maria Medeiros traz à tona o Transfeminismo, vertente do Feminismo, que dá visibilidade à luta por reconhecimento das mulheres Trans.
Entrada Gratuita


Dia 04\03 Quarta-feira


Qual é o seu feminismo?
Acontece nessa quarta-feira, a partir das 18h, uma roda de conversa com representantes de diversos grupos feministas, como a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Articulação de Mulheres Brasileiras (ABM), a União Brasileira de Mulheres (UBM), Mulheres do Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (PT), Mulheres do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e as Mulheres Negras, sobre suas concepções de feminismo e perspectiva de luta.
Entrada Gratuita


Dia 05\03 Quinta-feira


Com o apoio da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a noite de quinta-feira (05) será uma homenagem a grande contribuição de vida de Paula Oliveira Adissi, militante da MMM falecida em 2019, e terá Feira Feminista a partir das 17h e às 19h, a exibição do filme Torre das Donzelas.
Entrada Gratuita


Dia 06\03 Sexta-feira


Na sexta-feira (06), a partir das 20h, a Casa receberá muita música com o Grupo Caiçara, formado por Andiara Moreira ( Voz e triângulo), Cássia Guimarães ( Voz e percussão) , Rodrigo Lima ( Voz e Violão 7 cordas) e Vitor Serrano ( Voz e Violão). O grupo explora ritmos diversos da MPB dentre esses, bossa nova, samba, forró, coco e carimbó.
Entrada R$10,00


Dia 07\03 Sábado


E pra fechar a semana, no sábado (07), começando às 17h, vai ter muito samba com Tia Ciata Samba Clube, um grupo formado por mulheres de várias partes do país, unidas para entoar suas raízes ancestrais, misturando samba e afoxé. Surge do desejo em comum de rev(f)erenciar, principalmente o protagonismo das inúmeras sambistas negligenciadas na história.
BANDA: Deyse – violão e voz; Tessy – voz; Jadsely – ilú e agogô; Bruna – djembé, ilú, caixa e atabaque Bárbara; – brilhos e efeitos; Lívia – pandeiro, berimbau e voz; Suzany – brilhos e efeitos; Letícia – alfaia e voz; Dora – alfaia e voz.
Entrada R$10,00              
 

Edição: Heloisa de Sousa