Paraíba

DESOLAÇÃO

Galpão de coleta seletiva dos Bancários pega fogo e deixa famílias sem trabalho

Prefeitura de João Pessoa condenou o galpão por risco de desabamento mas não deu solução

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Arquivo - Galpão de Coleta Seletiva Jardim Cidade Universitária após incêndio.

Há vinte dias o galpão de coleta seletiva de resíduos sólidos, localizado no bairro Jardim Cidade Universitária, pegou fogo e dez famílias estão sem saber o que fazer na cidade de João Pessoa. "Recebemos menos de um salário por mês com a coleta, mas é com esse dinheiro que eu sustento 10 pessoas da minha família", disse Dona Carminha, de 64 anos, uma das catadoras que agora está sem trabalhar.

O fogo destruiu o galpão dia 19 de janeiro, desde então a coleta seletiva foi interrompida. A prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) gerencia um projeto chamado Acordo Verde onde inclui  galpões de Coleta Seletiva nos bairros Jardim Cidade Universitária; Cabo Branco; Bessa; 13 de Maio e Mangabeira IV.  


Galpão Coleta Seletiva Jardim Cidade Universitária - Galpão Destruído / Arquivo

Segundo informações disponibilizadas no site da PMJP, " o projeto Acordo Verde foi implantado em 2007 pela Empresa de Limpeza Urbana (Emlur) e atende quatro bairros da Zona Sul. Nele, o morador faz um acordo simbólico onde entra com a separação do lixo e a prefeitura com a coleta porta a porta feita pelos agentes ambientais, antigos catadores informais. Esse projeto garantiu a inclusão social dos agentes ambientais, ajuda na preservação do meio ambiente e contribui para deixar a cidade mais limpa e organizada".


Galpão Coleta Seletiva Jardim Cidade Universitária - Perspectiva Vertical / Arquivo

Nesse momento, as famílias estão vivendo da solidariedade da população ao redor, dentre algumas ações está sendo realizada uma rifa para arrecadar dinheiro para as catadoras e catadores que estão sem perspectiva financeira e sem vistas a resolver seus problemas.


Galpão Coleta Seletiva Jardim Cidade Universitária - Destruição / Arquivo


Galpão Coleta Seletiva Jardim Cidade Universitária - Foto 1 / Arquivo

"A gente faz a coleta na casa das pessoas, a população também podem vir deixar o que quiser no galpão. Até agora a Prefeitura disse que ia alugar um galpão para a gente trabalhar, mas até agora nada. Disseram que querem colocar a gente no final do Bessa, mas é muito longe pois moramos no bairro Colinas do Sul. Todas as 10 pessoas que fazem a coleta está no mesmo barco, tudo tem família, tudo tem filhos para criar, remédio para comprar, o que vai ser de nós?", perguntou Dona Carminha.

Entramos em contato com a Emlur, da Prefeitura Municipal de João Pessoa, mas até a publicação desta notícia não obtivemos respostas. Assim que tivermos respostas, colocaremos o posicionamento da PMJP.

Edição: Heloisa de Sousa