Paraíba

RESPEITO

Coletivo "NÃO, É NÃO" realiza campanha na Paraíba

Iniciativa veio de jovens mulheres e tatuagens são realizadas durante São João e Carnaval

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Campanha é direcionada a mulheres, a partir de tatuagens feitas durante festividades.
Campanha é direcionada a mulheres, a partir de tatuagens feitas durante festividades. - Reprodução

Desde 2017 o coletivo Não, é Não vem realizando ações em nível nacional, com a participação de vários estados brasileiros. O coletivo é formado por mulheres e uma de suas principais ações é a distribuição de tatuagens temporárias, nas grandes festas populares do país, a exemplo do carnaval, com o objetivo de realizar um processo de conscientização acerca do assédio sofrido por mulheres nessas festividades. A Paraíba ocupa atualmente, o ranking de 10º lugar no mapa da violência que mais mata mulheres no Brasil, um número alarmante.


De forma inesperada, a jovem Yona Kaluaná iniciou o processo de realização desta campanha no São João de Campina Grande-PB no ano de 2019. A própria relata sobre o início da articulação e como conheceu o coletivo: "Tudo tinha começado no Rio, que eles tinham uma campanha de financiamento coletivo, e que pra a gente fazer acontecer isso na Paraíba, precisaria do financiamento coletivo também, só que aí ano passado quando eu entrei nessa história do coletivo já estava em agosto, aí já estava em cima do São João aí não dava pra fazer uma campanha de financiamento coletivo, e ia ser outra mobilização porque a campanha nos outros estados é algo que acontece no carnaval e não em uma festa no meio do ano. Elas me mandaram umas tatuagens que sobraram do carnaval e com o pouco tempo que eu tive, fiz os contatos pedindo apoio com a galera da prefeitura de empresas privadas, mais ninguém se interessou, então aí a gente resolveu distribuir só o que tínhamos mesmo, aí falei com minhas amigas mais próximas, que adoraram a ideia de fazer essa campanha no São João de Campina, porque a gente até então não lembrava de ter visto uma campanha com esse viés  no São João de Campina, mas na verdade na mesma época, acabou surgindo uma campanha do governo com a mesma frase “não, é não”, enfim, não sei se foi coincidência ou não, mas acabou surgindo essa outra campanha, que foi massa porque a gente percebeu que mais pessoas estão se tocando que é necessário falar sobre isso, que a gente tem que tomar uma atitude quanto a isso".



A campanha Não, é Não é focada no financiamento coletivo e está mobilizada para conseguir realizar as ações no São João e no carnaval. Yona relata ainda, que a campanha de financiamento coletivo, realizado por esse grupo de mulheres, que vem tornando possível a realização da campanha  Não, é Não, na Paraíba, mostra a força da união. "A partir da força feminina foi possível unir as várias mulheres que fazem parte desta ação, que conseguiram arrecadar o financiamento necessário para a formação do coletivo na Paraíba, que apesar de ser a primeira mobilização de arrecadação, o valor foi maior que o posto na meta e inclusive, maior que outros estados brasileiros", explicou.

Cada estado possui um núcleo articulado mas todas as ações são pensadas e dialogadas pelo coletivo nacional, tornando algo muito colaborativo. 

"A Paraíba é um lugar muito violento para as mulheres, então é super necessário que haja qualquer tipo de ação, para que a gente possa falar sobre isso, mostrar para as pessoas que a gente precisa disso. E eu ainda tô chocada porque é muita mulher juntas, uma ruma de mulher e de apoiadores só tem 3 homens, então a gente percebe o quanto é importante!", conclui Yana.
 

Edição: Heloisa de Sousa