Rio Grande do Sul

DITADURA NUNCA MAIS

Projeto “Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS” será lançado em Porto Alegre

Memorial marca o cinquentenário das duas fases de expurgos realizados na instituição após o golpe civil-militar de 1964

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Com Atos Institucionais diversos professores, técnico-administrativos e alunos foram sumariamente demitidos, expulsos ou deslocados
Com Atos Institucionais diversos professores, técnico-administrativos e alunos foram sumariamente demitidos, expulsos ou deslocados - Reprodução Sul 21

Intitulado “Memória: 50 anos dos expurgos da UFRGS”, o projeto desenvolvido pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) marca o cinquentenário das duas fases de expurgos realizados na instituição após o golpe civil-militar de 1964 – em 1964 e em 1969. O lançamento será nesta quinta-feira (28) no Campus Centro. Coordenado pela professora Claudia Zanatta, do Instituto de Artes, o trabalho inclui o Memorial de Pedra, exposição, debates e a confecção de um livro, através de um projeto de extensão.

A abertura está marcada para as 14 horas, com a inauguração, no pátio entre a Faculdade de Educação e o Anexo III/PRAE, do Memorial de Pedra – escultura de Irineu Garcia – cercado por um Jardim projetado pelos professores Paulo Brack (Instituto de Biociências) e Sérgio Tomasini (Faculdade de Agronomia). Logo após será realizada abertura, no Centro Cultural, da Exposição de 18 aquarelas de autoria do professor da Faculdade de Arquitetura José Carlos Freitas Lemos, que retratam a história dos expurgos, além de vídeos inédito com depoimentos de professores, fotos e outros documentos.

O projeto abrange, ainda, ações educativas dirigidas aos alunos de graduação, jovens e adolescentes das escolas do ensino médio, públicas e privadas, que serão convidados a visitar a Exposição com explicações em linguagem acessível. A programação também inclui Rodas de Conversas sobre temas pertinentes aos expurgos e às injustiças promovidas naqueles tempos sombrios, assim como a confecção de um livro que contará a história desta iniciativa, reproduzirá e discutirá o significado de cada aquarela e do Memorial e um texto sobre o contexto histórico dos expurgos, que será ofertado ao público no início do próximo ano letivo.

“Realizar este projeto em quatro meses foi possível não só porque a motivação que nos impeliu para a frente era enorme, como também porque sempre que pedimos apoio a colegas, técnicos, artistas, estudantes, jornalistas, aos que já saíram da universidade, aos vários órgãos da UFRGS e aos detentores de direitos autorais, todos aceitaram sem titubear”, agradece a professora Cristina Amélia Carvalho (Escola de Administração). “Retiramos a energia e o entusiasmo para levar a cabo o desafio do exemplo dos homens e mulheres homenageados que, há 50 anos, resistiram à injustiça que se abateu sobre eles quando foram expurgados ou expulsos da universidade. No momento que atravessa a universidade pública, cabe recordar e homenagear quem resistiu antes de nós”, complementa.

A mostra permanece aberta ao público até 31 de dezembro. Confira abaixo a programação de abertura

14h – Inauguração do Memorial no pátio do Campus Centro entre a Faculdade de Educação e o anexo III/PRAE

15h – Mesa de Abertura da Exposição – Sala Ipê do Centro Cultural

16h – Abertura da Exposição – Sala Pitangueira do Centro Cultural

Edição: Marcelo Ferreira