Paraíba

DIGNIDADE

Cooperativa de catadoras e catadores completa 10 anos em Santa Rita (PB)

COOREMM é referência nos bairros Tibiri, Heitel Santigo e Marcos Moura

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
A COOREMM trabalha pelo resgate da dignidade da catadora e  do catador
A COOREMM trabalha pelo resgate da dignidade da catadora e do catador - Corremm

A Cooperativa de Reciclagem de Marcos Moura (COOREMM), em Santa Rita – PB, completa dez anos de atuação nesta quinta-feira, dia 10 de outubro. Trabalho que começou com educação ambiental, hoje resgata a dignidade do catador (a) e luta para que efetivação de políticas públicas.

A COOREMM trabalha pelo resgate da dignidade do catador (a), com foco em sensibilizar a sociedade e o poder público, reconhecendo o catador como um sujeito importante e que precisa ter seu trabalho valorizado. O trabalho começou com a Pastoral Ambiental em 2007, tendo sido criada a cooperativa em 10 de outubro de 2009.

A cooperativa busca resgatar a pessoa do catador, promover a vida, Educação Ambiental, sustentabilidade, economia solidária, sensibilizar a sociedade, chamar o Poder Público a responsabilidade, e criar parcerias.

De acordo com a COOREMM, o catador é o operário das ruas, que sobrevive daquilo que é descartado pela população, realizado o trabalho de coleta seletiva e de Educação Ambiental nas escolas e nas ruas e residências por onde passa.

“A cooperativa presta um serviço de utilidade pública quando recolhe o material reciclável, com esta ação está proporcionando mais tempo de vida útil ao aterro sanitário do município, ao mesmo tempo em que informa para a população como praticar a coleta seletiva”, disse Graça França, uma das cooperadas.

Dentro das comemorações dos dez anos, a COOREMM reuniu seus cooperados e fez um ato público, no dia 09, na Praça Getúlio Vargas, centro de Santa Rita, em frente à Câmara Municipal, exigindo políticas públicas para os/as catadores/as. Em seguida foram até a Prefeitura Municipal onde entregaram um documento solicitando parcerias para com a cooperativa.

A COOREMM possui várias organizações parceiras como o Centro de defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero (CEDHOR), Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), Casa dos Sonhos, Movimento Nacional dos Catadores de Reciclagem (MNCR), Cáritas, Paróquia Santo Antônio, Paróquia Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio em João Pessoa, Usina Japungu, CORREIOS, escolas, Infraero (Aeroporto Castro Pinto), dentre outras.

Nesta quinta-feira, 10, às 19h30, uma missa será realizada na matriz da Paróquia Santo Antônio, em Marcos Moura – Santa Rita, para celebrar os dez anos da COOREM, além de ser o dia do santo padroeiro da cooperativa, São Daniel Comboni.

Edição: Heloisa de Sousa