Paraíba

JORNALISTAS

Eleições FENAJ - Lúcia Figueiredo é escolhida vice-presidente regional do Nordeste I

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) - Paraíba foi o 12º estado mais votante

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Lucinha Figueiredo
Lucinha Figueiredo - Foto: Arquivo pessoal

.A jornalista Lúcia Figueiredo foi escolhida a vice-presidente regional do Nordeste I na eleição da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), em chapa única que disputou a presidência da entidade. A eleição aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de julho, e jornalistas de todo o Brasil foram às urnas para votar na nova diretoria da e novos integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE). 
Lucinha Figueiredo conta que se sente honrada em integrar a Fenaj pela Paraíba e pelo nordeste: “Uma honra  muito grande representar os jornalistas do Nordeste nessa chapa tão valorosa, a chapa Audálio Dantas, numa entidade combativa, de luta, avançada e progressista, que sempre esteve em todos os embates por uma sociedade democrática, pela liberdade de expressão. Não é a primeira vez que estou participando, e dessa vez estou representando o nordeste, e é uma honra para mim. Agradeço, acima de tudo, a minha categoria, o sindicato de jornalistas da Paraíba", declarou ela.

A FENAJ é a única entidade nacional cuja diretoria é eleita através do voto direto, mobilizando todos os Estados do país. O mandato será de três anos, com início em agosto. Depois de sete eleições com disputa, este ano ocorreu uma única chapa e os cinco candidatos concorrentes à CNE são novos integrantes. Os mais votados na Paraíba para a comissão de ética foram Osnaldo Moraes de Pernambuco e Salomão de Castro do Ceará.
A chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados
Eleição para a Fenaj 2019
A FENAJ - na luta pela liberdade e pela ética no jornalismo
Criada em 20 de setembro de 1946, a FENAJ sempre se destacou na longa e árdua jornada pela adoção de regras que organizassem a profissão e garantissem para a sociedade acesso público à informação ética e plural. Com mais de 40 mil jornalistas associados aos seus 27 sindicatos estaduais e quatro municipais, a Federação tem dado demonstrações históricas de preocupação com a liberdade na comunicação e com a democracia como valor inalienável.

Edição: Cida Alves