Paraíba

AFROFEMINISMO

Cortejo de Mulheres Negras leva batuqueiras para desfilar no centro de JP

Evento anual está dentro da programação do 25 de Julho - Dia Internacional das Mulheres Negras

Brasil de Fato | João Pessoa -PB |
Eventos alusivos ao 25J vêm acontecendo durante todo o mês de julho -
Eventos alusivos ao 25J vêm acontecendo durante todo o mês de julho - - Foto: Thais Vital

Nesta quinta-feira (25), a partir das 7h da manhã, irá acontecer o tradicional Cortejo das Mulheres Negras em alusão à 21ª edição do “25 de Julho - Dia Internacional das Mulheres Negras da América Latina e do Caribe”e Dia Nacional de Tereza de Benguela. O evento tradicionalmente acontece no centro da cidade de João Pessoa e, como nos outros anos, terá concentração no Mercado Público Central, em frente à floricultura Moça Flor. A organização é do movimento de Mulheres Negras na Paraíba que reuniu este ano diversos segmentos, entidades, gabinetes e movimentos sociais para realizar uma agenda extensa de atividades alusivas ao 25J.
Segundo Hildevânia Macedo, da Articulação de Mulheres Brasileiras-AMB /Paraíba, a ideia esse ano é reunir mulheres do afro batuque e mulheres ativistas contra o racismo e o machismo, denunciando a violência e focando na retirada de direitos promovidas pelo governo ultra-direita de Jair Bolsonaro: “O 25J deste ano centra o debate no retrocessos de direitos. Sabemos o quanto a população negra sentirá ainda mais os impactos deste governo fascista, racista e misógino. Sabemos que há um projeto de genocídio da população negra que se comprova pelo pacote anticrime lançado por Bolsonaro e Sérgio Moro, onde a população negra continuará sendo o alvo principal”, reflete Hildevânia.
Hildevânia Macedo - Foto: Arquivo Pessoal
Ela acrescenta que na quarta-feira haverá um diálogo e convite para as mulheres feirantes também participarem do cortejo. 
Acompanhe a programação:

Edição: Cida Alves