Paraíba

TRUCULÊNCIA

Mais uma ocupação tem seus barracos destruídos na cidade de Bayeux

Fato ocorreu na comunidade Rio do Meio: agentes não possuíam mandado judicial - Veja o video

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Barracos em Rio do Meio - Bayeux
Barracos em Rio do Meio - Bayeux - Foto: Arquivo pessoal

Ontem pela manhã cerca de 20 famílias foram alvo de mais uma desocupação truculenta em Rio do Meio, na cidade de Bayeux. Segundo a população, a Polícia Militar e a Guarda Municipal já chegaram usando excesso de força, tentando derrubar os barracos, sem diálogo, nem mandado judicial e sem respeitar nenhum protocolo. 
“Deram uma gravata em mim que não estou sequer conseguindo falar direito, e ainda derrubaram tudo, todos os barracos, e quase não recuperamos nenhum móvel”, conta Tiago Flor da Silva, um dos moradores que foi brutalmente empurrado dentro da viatura policial e levado para a delegacia.
No local estavam distribuídas 20 famílias em barracos, há cerca de quinze dias, num terreno da prefeitura que estava há mais de cinco anos desocupado, cheio de mato, ratos e insetos, prejudicando a vizinhança com acúmulo de lixo e insegurança. O terreno fica na Travessa Quinze de Novembro, perto do Campo de Ivo. A ocupação contava com dezenas de crianças e mulheres grávidas. No vídeo podemos ver os conflitos entre a população e os agentes, mulheres com filhos no colo e crianças em meio a empurrões e gritarias, pais e mães de família. Também é possível ver as ameaças, e por fim, o pedido de documentos à pessoa que está filmando a derrubada selvagem dos barracos pelos agentes.
Tiago Silva conta que a prefeitura marcou uma reunião para hoje (27), à tarde, para discutir a situação com três lideranças da ocupação. O BdF - PB continuará acompanhando o caso.
Assista ao vídeo da abordagem dos agentes:

 


Edição: Cida Alves