Paraíba

DESALENTO

Chuvas castigam Comunidade São Rafael - cerca de 70 casas foram prejudicadas 

Campanha para arrecadação de colchões, alimentos e roupas está circulando pelas redes sociais. Veja como doar

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
A Comunidade São Rafael foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que caem esta semana  na região metropolitana de João Pessoa
A Comunidade São Rafael foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que caem esta semana na região metropolitana de João Pessoa - Foto: RADCOM Voz Popular

Cerca de 70 casas foram seriamente prejudicadas pelas chuvas na madrugada da quarta e quinta-feira (13). Algumas tiveram perda total da estrutura, móveis e objetos pessoais. Especialistas informam que em 30 horas, registrou-se uma intempérie que ultrapassou a meta prevista para todo o mês de junho.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, informou aos portais de notícia locais que, entre a noite de quarta-feira (12) e a noite da quinta-feira (13), choveu 352 milímetros na capital, o que corresponde a 116% de contribuição para o estimado para o período.Foto: RADCOM Voz Popular
Segundo Daniel Pereira, da Associação de moradores da Comunidade São Rafael, as chuvas atingiram as comunidades às margens do Rio Jaguaribe e provocaram desastres materiais para a população que continua sofrendo com a falta de urbanização e descaso por parte do poder público. 
“A população está sofrendo porque há o descaso com a comunidade carente de sempre por parte do poder público. Durante anos o governo vem mantendo essa forma de deixar as pessoas com paliativos, e a comunidade sofre a cada dia porque a gente tenta soluções de parceria, e tenta dialogar com o poder público e ele continua fazendo só o paliativo, e quando acontece um desastre como este eles vem aqui e conseguem colchão e cesta básica. Ou seja, mais paliativo”, define Daniel.Comunidade São Rafael alagada - Foto: RADCOM Voz Popular
Daniel conta que há um projeto para urbanização da comunidade, porém está engavetado: “O que a gente precisa é de um projeto de urbanização, e esse projeto já existe há mais de 10 anos. Inclusive nele consta a construção de algumas casas, e a gente não sabe por que esse projeto parou. Ele já tinha até a planta do condomínio habitacional que iria ser feito”. Ele aproveita para informar que em agosto haverá uma audiência pública colegiada na Câmara de Vereadores para discutir esse projeto: “É uma audiência que vai tratar do empréstimo que o governo municipal pegou com o BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento - para fazer a Beira Rio, o Parque Sanhauá no Porto do Capim, e esse projeto também engloba as comunidades: São Rafael, Padre Ivo, Tito Silva e Santa Clara”, explica Daniel.
O vereador Marcos Henriques (PT) esteve in loco ajudando a comunidade a retirar os seus pertences e conta a sua visão do problema: "Nós temos aqui em João Pessoa um déficit de mais de 32 mil unidades habitacionais. É muita gente sem ter onde morar. Eu acho que a prefeitura deveria ser mais ousada nas políticas habitacionais, que, na nossa opinião quase não existem. Nacionalmente, o fim do Minha Casa Minha Vida contribuiu para aumentar ainda mais esse número”, comenta Marcos, acrescentando que o seu mandato destinou medida impositiva para a comunidade, e já vem acompanhando e cobrando do poder público a construção do conjunto habitacional.Vereador Marcos Henriques ajuda a comunidade - Foto: RADCOM Voz Popular
O Rio Jaguaribe, que transbordou, é o maior rio da cidade de João Pessoa, cortando a cidade nos seus extremos. É um rio que tem sofrido muito, está poluído e assoreado, e segundo Daniel, o Rio está morto. “Está morto porque o poder público não faz nada para garantir a sobrevivência do Rio que abastece a cidade. Nessas horas a gente poderia não estar sofrendo tanto com as enchentes porque inclusive se ele(o rio) estivesse no seu curso natural, nas suas condições naturais, ele conseguiria retirar parte dessa água que provoca as enchentes. Mas como ele está totalmente assoreado, com esgoto sendo derramado no seu leito,, qualquer chuva que cai transborda e provoca esses problemas”, define Daniel Pereira.
Leia o texto da campanha:Distribuição de sopa - Foto: RADCOM Voz Popular
CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL 
junho 15, 2019
A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael e o Instituto Voz Popular, está numa campanha de arrecadação de donativos para as famílias afetadas com as fortes chuvas que caíram sobre a região metropolitana de João Pessoa.
Veja as fotos das áreas alagadas na Comunidade São Rafael em nosso site do IMGBox, no link: http://imgbox.com/g/Rqih7xCe3i
As duas instituições estão na campanha para arrecadação de móveis, roupas, colchão, alimentos e material de higiene pessoal. Todas as doações são importantes desde a menor a maior doação, pode ser um sabonete, pode ser um colchão, ou um berço para criança, sua ajuda fará a diferença para as famílias nesta hora tão difícil.
A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, está com sua sede como ponto de coleta na Rua Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael.
E desde já nossas instituições agradecem a todas e todos que doaram em especial as doações recebidas, desde colchões e lençóis da Defesa Civil, na pessoa de Noé Estrela, a equipe de assistentes sociais da SEDES na pessoa de Cízia Romeu - Diretora da Assistência Social de João Pessoa.
A Thiago Diniz - Gerente administrativo do SINE estadual.
O Gabinete do Vereador Marcos Henriques.
O Conselheiro Tutelar Jairo 
As Torcidas: Fúria Independente e Belo Antifa
A Escola Estadual João Goulart 
A Dona Lena por ceder o Poeirão para a distribuição da janta e Dona Penha que cedeu a frente de casa para servirmos almoço das famílias atingidas pelas chuvas. 
Aos alimentos e colchões da Consolação Misericordiosa, da Capela Santíssima Trindade.
A várias pessoas doadores que não quiseram se identificar, mas que contribuíram de forma significativa nesta hora de necessidade das famílias de nossa comunidade. E a todas e todos que ajudaram e que não conseguiremos agradecer nesta pequena matéria, mas que tiveram um papel importante para amenizar a tristeza de muitas famílias neste momento.
Abaixo os contatos para doação:
(83) 9 8827-0520 - Vizinho (Presidente da Associação de Moradores da Comunidade São Rafael)
(83) 9 8602-3591 – Katiucha (Vice Presidenta da AMCSR)
(83) 9 8886-6277 - Flávio (Direção da AMCSR)
(83) 9 8854-8148 – Daniel (Direção do Instituto Voz Popular)
(83) 9 8820-4261 – Samara (Apoio Instituto Voz Popular)
A Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, está com sua sede como ponto de coleta na Rua Arquivista Jonathas Carecas, Comunidade São Rafael.
Comunidade São Rafael - Foto: RADCOM Voz PopularComunidade São Rafael alagada - Foto: RADCOM Voz PopularComunidade São Rafael alagada - Foto: RADCOM Voz Popular

Edição: Cida Alves