Paraíba

PRISÃO POLÍTICA

Campanha Lula Livre faz trabalho de base e cria comitês no estado da Paraíba

Acompanhe como está a organização na PB; João Pessoa foi contagiada com maior Lulaço de todo o Brasil

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Cinco bairros de João Pessoa já possuem comitês Lula Livres e oito cidades paraibanas estão formando esses locais de resistência.
Cinco bairros de João Pessoa já possuem comitês Lula Livres e oito cidades paraibanas estão formando esses locais de resistência. - Reprodução

A Campanha Lula Livre está em plena mobilização na Paraíba. São vários comitês realizando atividades em João Pessoa, Guarabira, Patos e em outras cidades do interior do estado - além de vários outros comitês em processo de formação. 
O Comitê Estadual é composto por mais de 30 organizações, incluindo partidos políticos, organizações sindicais, movimentos sociais e populares, movimentos da cultura e mandatos parlamentares. Com reuniões semanais, o Comitê avalia as atividades, constrói agendas de novas ações e segue participando e fortalecendo as pautas dos Movimentos sociais, das Lutas democráticas e o Lula Livre no contexto de luta pela Democracia. 

No dia de 07 de abril, quando completou um ano da prisão política do Presidente Lula, foi celebrado um ato inter-religioso, político e cultural. Logo após este ato, as organizações que o construíram decidiram organizar o Comitê Estadual. O primeiro a inaugurar foi o comitê Popular Lula Livre em Mangabeira. Além disso, já foram realizadas as seguintes ações: um Café com Lula na Comunidade Bela Vista, Cristo; um Mugunzá com Lula na comunidade do Jardim Veneza; uma campanha de conscientização na Feira Livre de Oitizeiro; Entardecer com Lula, na frente do MPF, pela passagem dos 13 meses de sua prisão; um Curso de formação Lula Livre realizado pelo comitê nacional (primeiro módulo); Presença no Festival Lula Livre em Guarabira - organizado pelo coletivo Camisetaço, que faz parte do comitê estadual; e o Lulaço no saguão do Manaíra Shopping. 

A coordenação do Comitê estadual relata que encontram-se em processo de formação os seguintes comitês: Guarabira, Mamanguape, Boa Vista, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Jacaraú, Campina Grande e Bayeux. Os comitês que já estão formalizados são os seguintes: Mangabeira; Cruz das Armas; Santa Rita; Valentina e Mandacaru.

Comitê Lula Livre no bairro de Mangabeira em JP. / Enir Martins.

Segundo Cely Andrade, há atividades menores, como reuniões e atividades em casas, além do lançamento de comitês de bairro. Também, alguns vereadores do PT em algumas cidades, estão realizando audiências públicas nas câmaras municipais. 
“Lutar pela liberdade de Lula é lutar pela democracia e os direitos do povo. Só haverá democracia verdadeira no Brasil quando Lula tiver um julgamento justo”, destaca Cely.

Sobre a atividade no Manaíra Shopping, Cely diz que foi uma surpresa muito grande com relação à adesão do público. “Tivemos o maior Lulaço de todo o Brasil porque a gente não se prendeu ao “Olé Olá, Lula”. Tivemos outros gritos de guerra como “Lula guerreiro do povo brasileiro”, “Lula Livre” e “Não Tem Prova, Não Tem Crime”. E houve um envolvimento das pessoas que estavam na praça de alimentação, e realmente as pessoas começam a despertar para a consciência de que realmente o Lula é um preso político”, relata Cely.

Atividade Lula Livre na Feira de Oitizeiro, em JP.

Segundo Lúcia Andréia, do Movimento Moradia Mãos Dadas, estão sendo realizadas reuniões para levar a discussão com o povo diretamente. “O pessoal está interagindo, muita gente falando da importância que o Lula tem na vida delas, e também, que não concordam em ver ele preso. Principalmente porque tem outras pessoas que sabemos que realmente tem culpa, e não estão presos”, declara Lúcia. Ela conta que as atividades nas comunidades envolvem café da manhã, encontros e reuniões.“Nós estamos envolvido nesta campanha porque a gente realmente quer ver o Lula livre dessas algemas, porque sabemos que ele é um preso político, onde não é respeitado os seus direitos”, complementa Lúcia.

“A ideia agora é trazer uma liderança nacional e convidar a sociedade, além de juristas, lideranças dos movimentos sociais e das igrejas, para que a gente possa fortalecer mais ainda essa frente de luta pelo liberdade do presidente Lula. Então até a liberdade dele vai ser muita luta e muita organização, e é isso que a gente tem feito aqui no estado”, conta Jackson Macedo, presidente estadual do PT.

Edição: Heloisa de Sousa