Pernambuco

PÁSCOA

Legado de José Pimentel, Paixão de Cristo será encenada em Olinda

Nova direção e elenco trazem uma releitura da obra do ator e diretor pernambucano

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Nesse ano o espetáculo foi reformulado, com novos figurinos, cenários e elenco
Nesse ano o espetáculo foi reformulado, com novos figurinos, cenários e elenco - Lú Streithorst/Divulgação

Um dos eventos que movimentam o feriado da Páscoa é o espetáculo da condenação e morte de Jesus Cristo. Marca da tradição cristã, a Paixão de Cristo foi encenada por mais de 40 anos com o ator José Pimentel no papel de Jesus Cristo, o que lhe rendeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2017. Pimentel faleceu em 14 de agosto de 2018 em decorrência de um enfisema pulmonar. Em 2018, foi também a primeira vez que ele não encenou o espetáculo, participando apenas da produção. 

Após isso, quem assumiu o compromisso de manter a Paixão de Cristo no feriado foi Lilian Pimentel, filha de José. Para 2019, o espetáculo passou por mudanças. O novo diretor, José Francisco Filho, explica as modificações: “Fizemos uma releitura não só do texto, mas da marca teatral, da encenação, figurinos e do cenário”. O grupo já vem ensaiando há mais de três meses no Armazém do Campo, no bairro de Santo Antônio, no Recife. Houve também mudanças no elenco, que conta com mais de 200 pessoas entre atores e figurantes, além do ator Hemerson Moura que, desde 2018, interpreta Jesus Cristo. O espetáculo finaliza com uma homenagem a Pimentel. Para isso, está sendo montada uma estrutura com telões de led.

Entre tantas novidades, a maior é, sem dúvidas, o novo local das apresentações. Francisco aponta que os desentendimentos com a Prefeitura da Cidade do Recife e outros grupos que encenam o espetáculo, que vinha acontecendo há alguns meses, encerraram com a transferência da Paixão de Cristo para a cidade de Olinda, na praça do Carmo, localizada no sítio histórico da cidade. Com um espaço maior, a estrutura do cenário também cresceu, com três plataformas de 20m. Além disso, haverá assentos para o público que desejar assistir sentado e, durante, os dias de apresentação, haverá uma melhor disposição de vagas para estacionamento.

Para José Francisco, as novidades vão atrair o público. “É um trabalho renovador em todos os sentidos. A gravação de áudio é nova, os figurinos, parte do elenco, tudo novo. Há toda uma renovação do processo sem perder a essência, a assinatura e a marca do fundador da Paixão, que é José Pimentel”, conta. A exibição do espetáculo inicia nessa quinta (18) e vai até o domingo de páscoa (21) na Praça do Carmo, a partir das 20h. O espetáculo tem pouco mais de uma hora de duração e é gratuito.

Edição: Marcos Barbosa