Minas Gerais

PUNIÇÃO

Coluna Curto e Grosso | A posição dos atletas e a liberdade de expressão

Há que se defender o direito de os atletas falarem o que quiserem

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Lucas Figueiredo
Lucas Figueiredo - CBF

Vários atletas têm expressado posições políticas conservadoras, o que tem causado desconforto entre pessoas do campo popular,. Recentemente, Felipe Melo, do Palmeiras, e Jadson, do Corinthians, declararam voto no fascista Jair Bolsonaro, também candidato dos atletas do vôlei Wallace e Mauricio Souza. Neymar, que em 2014 votou Aécio, agora apoia Romário ao governo do Rio de Janeiro. O Baixinho, hoje senador, defendeu o golpe de Estado de 2016.
Embora incomodem esses posicionamentos de pessoas cujas carreiras seguimos tão de perto e pelas quais torcemos, é importante ressaltar dois pontos. Em primeiro lugar, há que se entender que esses atletas alcançaram um nível de vida superior ao nosso. Apesar de serem, em sua maioria, provenientes de famílias pobres ou remediadas, jogadores de sucesso em qualquer modalidade esportiva têm, em geral, uma condição econômica acima da nossa. Por serem ricos, como Neymar, ou estarem bem melhor que a maioria, como os jogadores de vôlei, eles se sentem de outra classe social,  cujos interesses e riqueza, na prática, se dão às custas da exploração do trabalhador. É crível que apoiem candidatos dos ricos.
Em segundo lugar, há que se defender o direito de os atletas falarem o que quiserem. A defesa de sua liberdade de expressão é a defesa também da nossa liberdade, pois qualquer tipo de restrição à fala de outros pode se voltar contra nós mesmos. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva já prevê punir Felipe Melo por seu apoio a Bolsonaro. Essa punição não pode contar com nosso apoio, pois a nós cabe desmontar uma a uma as ideias reacionárias do jogador. Defender mais um tipo de punição jurídica é defender justamente o fortalecimento das instituições que massacram o povo todos os dias. 
A melhor maneira de combatermos as ideias reacionárias e seus representantes, dentro ou fora do esporte, é a partir da organização da classe trabalhadora em defesa de nossos interesses.
 

Edição: Joana Tavares